.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-06-26

 

Crise do euro ou do dólar ?

O BCP é o banco português que mais dinheiro emprestou à Grécia ou, dito em economês, é o que está mais exposto à dívida grega.
Mas a administração do Millenium diz que não há razão para um castigo tão grande, esta descida ao inferno da cotação das suas ações na bolsa: 0,39€ que nem para uma bica dá. Diz que afinal esses 700.000.000 € que meteram em terras de Sócrates ou de Platão, na Ática ou no Peloponeso, não passa de 1% dos activos do banco.
Quem tem as barbas de molho na Grécia são, em primeiro lugar, os bancos alemães  e
confrontados com a eminência do inevitável incumprimento grego já se decidiram a aceitar as propostas de Merkel de participarem também nos riscos e custas dos novos empréstimos.
A UE e o Euro estão sob alerta vermelho mas dizem alguns entendidos que a crise, a grande crise que aí vem, maior que a provocada em 2008/09 pelo subprime  e a falência do Lehman Brothers, é a da dívida soberana norte-americana e que o ruído ensurdecedor das agências de rathing norte-americanas em torno do "colapso do euro" a prazo, não passa de medida de desespero para ir distraindo do fantasma da dívida dos States.
Mas a crise do Euro é real. Têm solução, julgo eu, que agora, como qualquer homem da rua que se preze, também sou economista: mais coesão política, mais coesão social,  mais "Europa dos cidadãos", essa coisa completamente caída em desuso desde que a direita foi tomando conta dos governos de 24 dos 27 países da UE.
A solução seria mais fácil com gente como Delors, Willy Brandt, Miterrand ou Kohl. Agora com Merkel, Sarkozi e Berlusconi ? Veremos. Os banqueiros, que não elegemos, decidirão.

Comments:
Crise de tudo, mas os banqueiros safam-se sempre. E crise do Dólar? É outro registo. Ninguém toca nos EUA.
 
" ...and German banks bought Greek bonds, and they took out insurance against default. Who did they take out that insurance with? The US and UK banks. There has to be a loser – who's the loser?"

http://www.guardian.co.uk/world/2011/jun/25/greece-debt-british-banks

A crise é mesmo global.
 
Desculpem lá esta sem vergonhice de comentário off the post e venham lá ao meu blog por please :), http://lmmgarcia.wordpress.com/10abafuz/
 
se a crise é financeira por que os governos não se unem para combater a crise pensando no salário do trabalhador, que ao fim, é quem paga as contas no fim do mês? Será que já não basta tanto dinheiro transferidos aos banqueiros que provocaram toda esta bancarrota?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?