.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-07-09

 

Dívida soberana dos EUA e de Portugal


Segundo se diz aqui a dívida soberana dos EUA é de 9.869.241 milhões de euros com a cotação do euro a 1,454 dólares. Tendo em conta que a população dos EUA é de cerca de 311 milhões de habitantes a dívida per capita do Tio Sam é de 31.752 €. 

Quanto a dívida soberana, apesar de a Moody's ter atirado Portugal para o lixo, estamos bastante melhor.

Para uma dívida soberana portuguesa de cerca  150.000 milhões de euros e aceitando que somos, 10,6 milhões, como diz o INE, então a dívida per capita fica na módica quantia de 14.151 euros.
Em resumo a dívida soberana dos EUA é dupla da Portuguesa (relativamente à população) 
 
Há em todo o caso algumas diferenças. A economia dos EUA não está como a portuguesa praticamente estagnada há 10 anos e a perspectiva que tem pela frente é a de crescer e nós a de diminuir.
Por outro lado eles fabricam dólares dando à manivela da rotativa, quando precisam, e nós não fabricamos euros, é mais o Deutsh Bank.
 
Têm por outro lado um peso um pouco maior que nós na economia mundial. E têm ainda um tira teimas que nós não temos e que em casos extremos tem um peso económico decisivo: a panóplia de armas nucleares e outras mais recentes de que se conhece pouco.  

Etiquetas: ,


Comments:
Caro Raimundo Narciso,
Com a devida indicação de posterior publicação do seu texto relativamente à das minhas Leituras Cruzadas de hoje, não posso deixar de acrescentar este importante e elucidativo contributo :)
Obrigado!
Um grande abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?