.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-07-29

 

Divisão social do trabalho... e da riqueza


O Público na secção Blogues em papel reproduzia, hoje, um post do Cachimbo de Magritte que pretende, julgo eu, ajudar o povo a Compreender a mentalidade socialista e a compreender a política social do Governo, de obrigar as classes trabalhadoras e classes médias a pagar a crise e de promover um justo  enriquecimento dos mais ricos para estes criarem mais riqueza e depois, depois, só depois, é claro, a distribuirem... ("entre si" digo eu, porque o Governo, na sua boa fé, espera, por princípio, que os capitalistas façam uma distribuição socialmente justa da riqueza, tanto mais quanto eles sabem que a riqueza é criada em grande parte pelos trabalhadores.)

Curioso, fui ao Cachimbo. Não tanto para compreender a mentalidade socialista mas para ver se a forma de o Cachimbo de Magritte  a entender seria muito diferente daquela que uma alentejana de Baleizão, nos anos 30, transmitia ao filho para o proteger. O filho chamava-se Francisco Miguel Duarte e dele tornei-me amigo nos anos 60. Nas horas de lazer contava-me estas e outras coisas do seu Alentejo trágico.

- Oh filho porque andas sempre revoltado com os agrários, com os ricos? Que seria de nós sem eles? Quem daria trabalho aos pobres se não houvesse ricos?!...

E tinha razão, a pobre mãe, em proteger o filho, porque ela já percebera - percebera muito bem - que por aquele caminho iria enfrentar a furia dos ricos. Não chegou a viver o tempo suficiente para ficar a saber que "os ricos" ou melhor, os seus representantes em S. Bento, obrigaram o seu filho, apesar de quatro fugas das prisões, a passar 22 anos preso. No Aljube, no Tarrafal, em Peniche e em Caxias.
_______________


A revista Exame indica que, apesar da crise, os ricos em Portugal ainda estão mais ricos. As fortunas dos 25 mais ricos de Portugal aumentaram 17,8% em 2011 comparando com 2010 e somam agora 17,4 mil milhões (bilhões) de euros, o que corresponde a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. [Link]

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?