.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-07-01

 

O Concelho de Santana (Madeira), reserva da Biosfera

A UNESCO considerou ontem que o concelho de Santana e as Ilhas Berlengas são locais de biodiversidade única e, por isso, devem ser protegidos.

Como madeirense e nascido naquele concelho (o das casinhas de palha bem pintadinhas - embora isto seja outra história, pois as casas originais não eram assim), sinto-me satisfeito por esta atribuição da UNESCO e felicito todos quantos se empenharam no processo de candidatura.

O importante, para além deste galardão simbólico e do sentimento de satisfação, é analisar e incentivar projectos que, de forma sustentável, traduzam na economia o reconhecimento destas condições, de forma a
criar e aumentar a riqueza e o emprego no Concelho e, ainda, deve ser lançado um projecto de aprendizagem à população sobre o que significa a biodiversidade e como agir para a preservar e melhorar, para transformar num recurso consolidado de futuro para o Concelho.

É preciso trabalhar no sentido de atrair investidores que os há, de certeza, desde que as condições de investimento sejam transparentes.

A primeira medida obrigatória é a publicitação das condições que levaram a UNESCO a tomar esta decisão, e que constrangimentos e potencialidades a decisão da UNESCO implica.

Interessante será a Câmara Municipal de Santana começar de imediato a activar todo este novo processo, provavelmente bem mais difícil.

Etiquetas: ,


Comments:
O que é que vale essa designação UNESCO se não houver actores à Altura?

A Câmara tem algum pensamento ou só pensa em criar mais uns tachos para amigos?
 
Isso inclui os naturais do concelho de Santana (Madeira), incluindo a Banda do Sol?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?