.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-07-08

 

Uma empresa de Rating europeia?

... Porque não? Mas não resolve, no imediato, a questão de ataque às economias mais débeis do Euro como a portuguesa, até porque pôr de pé uma empresa de Rating, credível, leva o seu tempo e muitas outras exigências mais.

Por conseguinte, o agir depressa para evitar o descalabro europeu continuado e quem sabe de não recuo se não for atalhado rapidamente, está apenas em decisões do BCE, por exemplo, afirmar plenamente e levar à prática que não terá mais em conta as notas atribuídas pelas 3 empresas de Rating, mais conhecidas, a tudo quanto tem a ver com as economias europeias: dívida soberana, banca, empresas e instituições. Todas estas entidades, ou pelo menos um número significativo "cortarem" relações com as 3 empresas de Rating, a exemplo do que fez, simbolicamente, o Banco Espírito Santo com a Fitch.

Não é suficiente ainda, mas já era um grande avanço.

Uma posição e acção deste teor que faria de certeza repensar a acção das três gémeas, terá de ser enquadrada por medidas de fundo da UE, por exemplo no campo dos Eurobonds, do orçamento comunitário e precisa a UE de ganhar rapidez de decisão no que diz respeito à economia europeia.

Etiquetas: , ,


Comments:
Inútil se não for regulado o mercado dos Credit Default Swaps. As agências de rating simplesmente dão o sinal aos especuladores para apostarem contra certos países comprando os CDS da dívida soberana, fazendo os juros aumentar nos mercados da dívida.

É pelo lado dos CDS que o ataque tem de ser neutralizado
 
Não estou de acordo com o comentário anterior, pela simples razão que não há regulação possível de forma artificial. Como, com quem,faz a Europa essa regulação?
A UE tem de criar os seus próprios mecanismos de oposição ao funcionamento do mercado hoje vigente em que as agências têm peso mandatado e ganhar posição. Sem isso não tem intervenção de peso. "Choraminga" como foi o caso destes últimos dias.
 
Afinal que razões levaram à criação das Instituições Europeias? Deixar cair os países membros menos desenvolvidos? Para que servem os ECOFIN's, BCE se não têm estratégia e defesa e de desenvolvimento do espaço político em que actuam?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?