.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-10-21

 

As causas da crise soberana da zona europeia(2)

Acerca dos erros/falhas de concepção da união europeia, Agnés Bénassy-Quéré afirma que a primeira causa da crise está no próprio tratado fundador da política monetária, o tratado sobre o funcionamento da união europeia, que é muito incompleto:

A crise da dívida soberana na zona euro é a prova mais evidente da grande ineficácia deste artigo do tratado que estabelece o princípio da disciplina orçamental que não é cumprido.

Depois o conceito de disciplina estabelecido é demasiado restritivo, porque negligencia os compromissos extra orçamento dos estados membros. Foi o que sucedeu na Irlanda que sempre cumpriu o pacto de convergência, só que o sector financeiro tinha acumulado uma dívida 4 vezes superior ao PIB. E este é o segundo erro de concepção no entender da autora do texto.

Um outro aspecto negligente do tratado são as consequências da integração financeira sobre a credibilidade. A partir do momento em que grande parte da dívida pública seja detida além fronteiras, o défaut de um Estado faz correr o risco duma crise bancária geral.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?