.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-12-18

 

Presidente ou presidenta?



Realmente, do ponto de vista de certa ideologia que se rebela (justamente) contra o desigual tratamento dos sexos, percebo a tendência para reivindicar "presidenta", restabelecendo assim a igualdade de "direitos". Mas há a língua, o Português e as suas regras. Vejamos aonde esta doutrina levaria:

"A candidata a presidenta comporta-se como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Aqui vai uma explicação: "No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE ...".

Se não tem mais que fazer também pode ir aqui.
_____________
Nota: a imagem talvez não tenha relação com o assunto mas dá-lhe cor.

Comments:
Qual delas é que é a presidenta?
 
quem preside é cavaco....
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?