.comment-link {margin-left:.6em;}

2012-02-24

 

Como evoluirão os EUA?

Acabo de ler um artigo interessante que de forma livre se poderia intitular : Estará a chegar ao fim o domínio americano do Mundo?
O artigo não vai por aí como nos tempos da guerra fria muito se escrevia.
O artigo constata situações evidentes, os EUA continuam em primeiro lugar em tudo (bom e mau): as melhores universidades, os gigantes da economia digital, apple, google, facebook, etc.etc. Mas e este mas é importante e pode ser determinante, os EUA estão a perder aquela áurea de superpotência e a passar à de grande potência com países como a China, a Rússia, o Brasil, a Índia no seu encalce.
E vendo bem, esta situação começou a mudar com o ataque às torres gémeas em 2001. Sendo primeiro país em tudo, já não tem capacidade financeira para segurar duas guerras em simultâneo como foi o caso do Iraque e do Afeganistão e já praticamente não entrou muito na Líbia.
A potência em emergência que lhe está a dar mais luta, sobretudo no campo económico é a China, que segundo The Economist em 2018 produzirá o valor equivalente de bens e serviços em dólares correntes ao dos EUA. Mas então qual é a diferença face a outras situações em que os EUA deram a volta? Muito simples, a China Brasil, Rússia, etc estão com empresas no terreno a disputar a supremacia das americanas e esta é a realidade nova e o que diferencia a situação actual de todas as passadas em que a luta era mais política e de armas sobretudo entre dois mundos. Agora há mais mundos.



(Publicado também no Face)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?