.comment-link {margin-left:.6em;}

2012-04-27

 

Cavaco apela ao levantamento dos Portugueses?


Cavaco Silva entre os seus

Passos Coelho faz recair sobre os que menos podem as medidas de austeridade que a troica lhe manda aplicar mais as que a sua fúria ideológica de agradado capataz dos mercados lhe inspira.
Todos sabem que o caminho escolhido para a saída da crise só a agrava.
O governo sabe tão bem quanto nós que a sua política vai esmagar as classes médias vai lançar na miséria uma larga faixa dos trabalhadores e com isso arruina a economia e o país. Mas o governo acha que apesar de ter sido eleito com o voto dos eleitores está investido da missão, não de encontrar o melhor caminho para vencer a crise defendendo os interesses dos portugueses mas de defender os interesses dos mercados "custe o que custar". Ora os mercados não têm por missão cuidar de Portugal nem dos portugueses. O seu objectivo é obter o lucro máximo dos seus empréstimos. Um exemplo: como sabemos a UE fez o favor de nos socorrer face à fúria dos mercados. Mas com a mesma lógica e motivação: dos 78 mil milhões que a UE nos emprestou. 34 nem chegam a cá entrar, são para juros e para pagar aos fiscais da troica. Outro12 mil milhões são para financiar (recapitalizar) os bancos portugueses e o resto para pagarmos aos outros (ou os mesmos) bancos a quem tínhamos pedido os empréstimos.
Perante esta situação dramática que atitude toma o PR Cavaco Silva? Indigna-se e, na prática apela ao levantamento do povo. Eis uns breves extratos do seu discurso:

"É altura de os Portugueses despertarem da letargia em que têm vivido e perceberem claramente que só uma grande mobilização da sociedade civil permitirá garantir um rumo de futuro."
"É necessário um sobressalto cívico."
"Façam ouvir a vossa voz. Este é o vosso tempo. [... ] Mostrem que não se acomodam nem se resignam."
Palavras de Cavaco Silva no discurso do 25 de Abril de 2012 ?

Ora, ora... Ele é presidente mas não é de todos os portugueses. Disse isto, sim, mas foi no discurso da tomada de posse como PR, em 9 em Março de 2011, para trocar o governo do PS por este do PSD. Um governo apostado em mostrar serviço à especulação financeira internacional.
______________

As citações foram tiradas do " MANIFESTO SOBRESSALTO" artigo de Fernanda Câncio, hoje no DN onde, inspirada e numa prosa enxuta, desnuda Cavaco Silva, alguns opinadores encartados e alguma comunicação social que se "escandalizou" com o discurso de Vasco Lourenço na manif deste 25 de Abril, em Lisboa.
Para acautelar eventual offline do artigo guardei-o, aqui, para si.

Comments:
Curiosamente....a caixa de comentários do DN não esta activo para este artigo....Porque será?

A FC pode estar a correr muitos riscos....
É de fibra! Bem haja Fernanda!
Gui.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?