.comment-link {margin-left:.6em;}

2012-04-26

 

Miguel Portas - Um amigo que nos deixa

Da esquerda para a direita, estão, sentados, o autor deste poste, Elivan Ribeiro, João Galacho, Miguel Portas e Fernando Castro e em pé Ângelo de Sousa e António Mendonça.
........
Quando morre um amigo algo de nós morre com ele. Durante um tempo revivemos os momentos passados em comum. Os projetos que ajudámos a construir e os objetivos que se revelaram quiméricos. Trazemos à nossa presença o fulgor dos debates, as convergências e os desencontros, o entusiasmo da acção, a camaradagem, a amizade, os sonhos idealizados. Depois, inapelavelmente, o tempo afasta da nossa presença os que partem. Para que possamos viver e retomar o nosso caminho. Tão prosaico, este, e tão natural que só quando a morte nos confronta, teima em surgir carregado de indecifrável interrogação.  

A fotografia é de 1989 e testemunho das mil e uma reuniões que, entre 1989 e 1994, nos levaram à criação do INES (Instituto Nacional de Estudos Sociais) e depois à da associação política Plataforma de Esquerda, no processo de abandono do PCP e da procura de outros caminhos para a intervenção cívica e política. 

Depois seguimos, na política, por caminhos diferentes e só esporadicamente tivemos oportunidade de nos encontrar. Todos os seus amigos sabíam da catástrofe que o atingira mas como aceitar que ela pudesse vencer assim, o Miguel, tão à revelia da sua vontade de viver, quando tanto tinha ainda para nos dar?

Miguel Portas, pela sua hombridade, pela colocação dos interesses da comunidade acima de interesses pessoais, pela defesa intransigente dos seus ideais, honrou a Política e foi um exemplo para os seus pares.

Para a família e para o BE as minhas condolências.

Comments:
Também estavam aí connosco o Zé Barros Moura e o João Rodrigues. Mas não ficaram na fotografia porquê, lembras-te?
 
Pois, é bem provável. Mas não sei porque não ficaram. Talvez fosse um deles a tirar a fotografia. Mas podias ter assinado, assim estou a falar para o boneco;)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?