.comment-link {margin-left:.6em;}

2012-04-06

 

A Zona Franca da Madeira e o Expresso

O Jornal Expresso de hoje traz um artigo de três quartos de página sobre a Zona Franca da Madeira na Economia com chamada à primeira página deste suplemento sob o título "Governo quer zona franca mais competitiva".

Li com toda a atenção o escrito da jornalista A.S.S. que certamente até ter-se-á deslocado ao Funchal para ouvir o Dr. Francisco Costa, tantas são as suas citações, por ser um tema que me interessa e sobre o qual por vezes tenho escrito.

Lamento dizer que nada aprendi. Lamento ainda dizer que o título não é explicado ao longo do texto e o artigo não explica diferenças entre as zonas francas de que faz referência e omite uma comparação que poderia ser interessante com as Ilhas Canárias, que tem muito mais afinidade com a Madeira até porque são duas Regiões Ultraperiféricas da UE.

Por isso permito-me sugerir ao Expresso um trabalho neste domínio onde se aborde a propriedade do capital das duas ZF's e as regras de funcionamento e a captação de empresas e sua estrutura económica.

A terminar refiro que raramente se aborda a ZFM do ponto de vista dos impactos na economia da Região, emprego, riqueza criada e tecido económico. Gostava de vincar que a maioria das empresas sediadas na Madeira não cria emprego.

Para mim a ZFM deve ser orientada para atingir objectivos diferentes dos que tem prosseguido


Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?