2012-04-06
A Zona Franca da Madeira e o Expresso
O Jornal Expresso de hoje traz um artigo de três quartos de página sobre a Zona Franca da Madeira na Economia com chamada à primeira página deste suplemento sob o título "Governo quer zona franca mais competitiva".
Li com toda a atenção o escrito da jornalista A.S.S. que certamente até ter-se-á deslocado ao Funchal para ouvir o Dr. Francisco Costa, tantas são as suas citações, por ser um tema que me interessa e sobre o qual por vezes tenho escrito.
Lamento dizer que nada aprendi. Lamento ainda dizer que o título não é explicado ao longo do texto e o artigo não explica diferenças entre as zonas francas de que faz referência e omite uma comparação que poderia ser interessante com as Ilhas Canárias, que tem muito mais afinidade com a Madeira até porque são duas Regiões Ultraperiféricas da UE.
Por isso permito-me sugerir ao Expresso um trabalho neste domínio onde se aborde a propriedade do capital das duas ZF's e as regras de funcionamento e a captação de empresas e sua estrutura económica.
A terminar refiro que raramente se aborda a ZFM do ponto de vista dos impactos na economia da Região, emprego, riqueza criada e tecido económico. Gostava de vincar que a maioria das empresas sediadas na Madeira não cria emprego.
Para mim a ZFM deve ser orientada para atingir objectivos diferentes dos que tem prosseguido
Etiquetas: Zona Franca. Madeira. Governo