.comment-link {margin-left:.6em;}

2012-04-11

 

Zona Franca da Madeira

Estando na Madeira por uns dias, fui desafiado para participar num debate sobre a Zona Franca.

Para ser coerente tinha mesmo de aceitar este desafio. Aliás ainda há dias escrevi aqui sobre este tema de forma crítica. Assim convidado pelo D. Notícias da Madeira por volta das 13 de hoje lá estive no debate as 17H30 no teatro municipal..

Achei muito interessante a iniciativa, formatada em novos moldes, mesas de cinco pessoas a responder a uma pergunta, circulando as pessoas de mesa para mesa, cada 10 minutos, para debater outras perguntas. Amanhã o Diário de Notícias vai publicar algumas sínteses.

Este tema merece uma profunda discussão/reflexão por várias razões. O papel da zona franca na economia da Madeira não é pacífico para muitos pelo menos nos moldes actuais. Não haverá que alterar as funções/objectivos da Zona franca para que desempenhe um verdadeiro papel de desenvolvimento da região? Tem alguma consistência colocar a zona franca nos moldes actuais como o segundo parâmetro de desenvolvimento da Região, ou seja ao lado ou em plano de igualdade com o turismo?

A concorrência com outras praças financeiras que a entidade concessionária aponta como Malta, Holanda, Luxemburgo, etc, tem mesmo cabimento e deve ser formulado desta forma? Ou seja uma região versus países.

Foram alguns destes temas debatiddos.Não sei se se avançou muito. ~

Os debates irão prosseguir. Infelizmente não poderei participar-



Comments:
O Diário comprometido até ao pescoço com Francisco Costa e o grupo Pestana. É o que significa este debate. As perguntas postas estavam formuladamente enviesadas. Quem se afastasse minimamente no pensamento em relação ao conceito de CINM de Francisco Costa estava manietado na resposta.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?