.comment-link {margin-left:.6em;}

2012-06-26

 

Como será o Conselho Europeu desta semana?

A Europa começa a ter pouca margem para poder prosseguir segundo os ditames de Berlim. Austeridade no comando do leme provou-se que não resulta. Três anos de crise são suficientes para dizer: este não é o caminho.

O abismo está por perto. Está eminente a hora de reconhecer que ou se tomam decisões difíceis e se  avança no caminho da criação de uma União Política, ou se aposta no regresso ao passado, abandono da construção da UE. Um mundo sem união europeia. Haverá certamente muitos interesses em que este seja o caminho futuro da Europa. É de certeza mau para os europeus, mas seguir na senda dos Conselhos Passados leva a esta situação mais cedo ou mais tarde.

A Europa está num impasse. São cada vez mais os países em crise. A receita alemã continua a mesma, apesar de provada como contraproducente. 

A situação política e económica, no entanto, apresenta algumas pequenas nuances dentro da Europa. Começa a ser menos uniforme. Há vozes mesmo nos parceiros da Srª Merkel que discordam. Apontam outras pistas.

Arriscar decisões? Inclino-me para pouco mais do mesmo. Talvez uma "agenda mítica para o crescimento", quando o que é preciso é, de facto, uma agenda para a refundação da Europa através da mudança de toda a sua estrutura institucional desenvolvida com a participação das populações.

Será um trabalho de nos? Sim. Mas há uma decisão primeira apontar o objectivo e nele assentar as traves de suporte.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?