2012-07-25
Os super-ricos e os paraísos fiscais
Li em alguns órgãos de comunicação social que os "super-ricos têm mais de 17,3 mil milhões de euros em paraísos fiscais".
É evidente que este valor é um absurdo pela sua pequenez. Imagine-se, este valor corresponde apenas a cerca de 2 vezes e meia a dívida da Madeira (6,3 mil milhões) e a menos de 10% do PIB português anual.
Mais grave, pois distorce completamente a informação, é dizer no artigo que mereceu destaque equivaler este valor ao "tamanho das economias dos Estados Unidos e do Japão".
Nem toda a gente é obrigada a saber distinguir o sistema americano e o sistema europeu continental, dos milhões, milhares de milhões,dos biliões e dos triliões, etc, mas a tradução não respeitou nem um nem outro. Isso é que é grave e pouca sensibilidade ao assunto. Designemos desta maneira.
Consultei o artigo base e lá está trilion.
Quando se produzem artigos de informação há que ser mais cuidadoso e quando não se sabe ou não se têm certezas não fica mal perguntar a peesoa amiga que domine o assunto. É melhor que alardear grandes coisas escrevendo tamanhos disparates.
Etiquetas: disparate de tradução, fraco domínio da matéria., super-ricos. paraísos fiscais
Comments:
<< Home
Sim, é confrangedora a ignorância ou ligeireza com que se vê na comunicação social, televisão incluída, erros desta magnitude. Pode não se saber o significado de "billions" e em que difere dos nossos biliões, mas "17 mil milhões" não deixa qualquer dúvida para o seguidor de qualquer uma das terminologias e faz impressão que nesses meios debitem "informação" pessoas com tão pouco conhecimento que não se apercebam que aquele valor é absolutamente insignificante para medir uma importante fatia da riqueza mundial!!! (bastaria lembrar que o roubo no BPN é quase metade daquele valor: o gang saqueou muito mas não poderia roubar metade do roubo dos restantes gangs de todo o Planeta!! era só pensar um bocadinho..)
Enviar um comentário
<< Home