.comment-link {margin-left:.6em;}

2013-04-06

 

O GOVERNO a fazer-se de vítima do TC

.


BASTA OLHAR PARA A IMPRENSA E OS TÍTULOS NÃO ENGANAM.

A imprensa esqueceu as aspas. Parece que assume como opinião sua, declarações de ministros. Como pode um jornal dito de referência apresentar um título a toda a 1ª página sem aspas - TC ultrapassou pior cenário do governo - quando ao ler-se, se nota ou pelo menos se fica na dúvida, que a opinião não é do dito jornal mas baseado em dicas de ministros?

É evidente que não foi o pior cenário, pois muitas inconstitucionalidades não foram atendidas, por razões diversas, umas inclusive paras não dar aso a certa demagogia de direita.

Mas está cá fora a decisão e vamos a alguns comentários.

O conhecimento apenas ontem da decisão do TC prejudicou imensamente o país em termos económicos e os cidadãos em particular. E a culpa, como sempre, vai morrer solteira.

Por etapas de quem nos causou prejuízos. Primeiro, a principal culpa coube ao governo de Passos/Gaspar que faz um orçamento cheio de inconstitucionalidades. É a prova da sua incapacidade técnica ou então de provocação aos portugueses. A segunda culpa cabe à maioria na AR que avaliza o dito orçamento. Não consigo abstrair de ver no ecran o deputado Montenegro do PSD a dizer que o orçamento estava correctíssimo do ponto de vista da constituição. A terceira parte da culpa cabe a Aníbal Cavaco Silva, como PR que poderia ter suscitada a sua análise prévia ao TC.

Há aqui três entidades fortemente culpadas que muito contribuíram para o aprofundamento da crise do país e que vão continuar na mesma senda. E o TC? também tem algum poderia ter sido mais célere, mas é de longe a menor.
(Publicado também no face)

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?