.comment-link {margin-left:.6em;}

2019-08-31

 

A DEMOCRACIA NOS EUA EM 3 MINUTOS


Jornal  "OBSERVADOR"   ( lINK )
"Como Ocasio-Cortez desmontou e ridicularizou o sistema político norte-americano em cinco minutos.

" Alexandria Ocasio-Cortez tornou-se a mais jovem congressista de sempre dos EUA, com 29 anos


"Fez-se de desentendida e perguntou a um comité: há limites ao financiamento?"
_____________________
O Vídeo está legendado em Espanhol mas para quem tenha dificuldade com a língua está em Português a seguir.


Vamos jogar a perguntas e respostas. Vou fazer o papel de má e fazer a maior quantidade de maldades possível. Enriquecer a todo o custo ainda que seja à custa dos interesses dos cidadãos dos Estados Unidos.
Apresento-me ao Congresso.
Ocasio-Cortez:      Há algum impedimento legal a que a minha candidatura ao congresso seja totalmente financiada pelas grandes corporações
Resposta :   Não
Ocasio-Cortez:      Muito bem, portanto nada impede que a minha candidatura seja totalmente financiada pelas corporações do petróleo, seguradoras de saúde, farmacêuticas, isto é que seja financiada a 100% por lóbis . Muito bem.
Ocasio-Cortez:    Agora suponhamos que há alguns assuntos sujos no meu passado que quero ocultar para poder ser eleita.  Sr. Smith! Foi o Sr que escreveu este artigo: Os pagamentos a estas mulheres foram inapropriados mas nem por isso foram ilegais?
-   Sim confirmo. fui eu que escrevi.
Ocasio-Cortez  -   Então assim posso usar o dinheiro da minha campanha para pagar a certas pessoas para que estejam caladas e assim poder ser eleita.
Agora já eleita tenho o poder de legisla e dar forma às leis que regem os Estados Unidos. Fabuloso!
Há limites para impeçam que proponha leis que favoreçam os interesses financeiros que apoiaram a minha candidatura?
R – Não. Não há limites.
Ocasio-Cortez  -  Posso então ter sido financiada inteiramente por petrolíferas, farmacêuticas e depois fazer leis sobre petrolíferas e farmacêuticas sem nenhum limite. Isto é excelente. Má como sou o que quero é enriquecer com o menor esforço possível. Pergunto: há algo que me impeça de, como congressista, ter acções de companhias que com legislação possa  desregular para aumentar o seu valor no mercado e assim ganhar muito dinheiro?
R – Poderia fazê-lo.
Ocasio-Cortez – Posso fazê-lo com a legalidade vigente?
-  Sim
P – É possível que qualquer dos elementos desta história se aplique ao nosso governo e à Câmara de Representantes actual ?
R– Sim
Ocasio-Cortez: Então temos um regime político apodrecido. A legislação que regula o Congresso é mais ou menos restritiva que a que regula o Presidente da República?
R – Em relação ao Presidente não há nenhuma restrição.
Ocasio-Cortez  - Então qualquer congressistas passa por filtros éticos mais exigentes do que o Presidente?
Assim é .
Muito Obrigada.

 _______________________________________________

O que diz a Wikipedia desta jovem congressita norte-americana:

" Alexandria Ocasio-Cortez (Nova Iorque, 13 de outubro de 1989) é uma política, ativista e organizadora comunitária dos Estados Unidos, atualmente é membro da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos por Nova Iorque.
Americana de ascendência porto-riquenha que cresceu em bairro de classe trabalhadora,[1] venceu a primária para o 14º Distrito de Nova Iorque pelo Partido Democrata usando um discurso a favor das minorias sociais e pró-imigração, com uma campanha de baixo orçamento baseada em doações.
Ocasio-Cortez autointitula-se uma socialista democrática e faz parte do grupo interno DSA (Democratic Socialists of America) do Partido Democrata, grupo que apoiou a pré-candidatura do senador Bernie Sanders na eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016
A atriz e ativista Cynthia Nixon, também democrata e autointitulada socialista que concorreu na primária do partido para governadora de Nova Iorque, inspirou-se em Ocasio-Cortez e disse que ela desafiou o establishment democrata e fez campanha pelos democratas progressistas contra os "democratas corporativistas".[2][3][4][5]
Ocasio-Cortez derrotou o deputado e presidente do "caucus" democrata da Câmara de RepresentantesJoseph Crowley, ao vencer a primária para o 14º distrito de Nova York no que foi considerado a maior surpresa das primárias para as eleições para o Congresso dos Estados Unidos em 2018.[6][7] Uma vez no cargo de congressista, Cortez passou a apoiar uma agenda política voltada em defender a implementação de um sistema de saúde universal nos Estados Unidos, leis de segurança laboral a nível federal, licença parental para trabalhadores, estabelecimento de um "Green New Deal", abolição da Agência de Imigração e Fiscalização Aduaneira do governo, mais acesso a universidades e escolas públicas, projetos de infraestrutura voltados para energias renováveis e aumento de impostos para os mais ricos.[8][9]

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?