.comment-link {margin-left:.6em;}

2020-04-12

 

CUBA ENVIA EQUIPAS MÉDICAS A ANGOLA E MAIS 15 PAÍSES


Cuba tem agora pessoal da “Brigada Henry Reev” na Itália e Principado de Andorra (Europa), Jamaica, Barbados, Venezuela, Nicarágua, Antiqua e Barbuda, Belize, Granada, Rep. Dominicana, Haiti, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, San Cristóbal y Nieves e Suriname (América) e Angola (África)
Armando Estrela in Jornal de Angola de 11 de Abril de 2020 

O décimo sexto contingente cubano pelo mundo, por força da extraordinária expansão do novo coronavírus (SARS CoV-2) por quase todos os países, chegou a Angola, com 240 especialistas e profissionais de saúde dos 256 previstos, todos integrantes da “Brigada Henry Reeve”, cuja missão é fazerem parte do grupo de especialistas que, nos respectivos países, lutam contra as pandemias, como já ocorreu com o ébola.
Ao lado de profissionais angolanos, já envolvidos no combate à doença provocada pelo novo coronavírus, os médicos da maior ilha das Antilhas do Caribe unem-se aos esforços empreendidos pelo Governo, para enfrentar e conter, com a devida rapidez, a disseminação do vírus pelas comunidades do país.
Angola e Cuba desenvolvem relações de cooperação em sectores chave, como Saúde e Educação, com extensão aos da construção, Ciência e Tecnologia, Agricultura, Defesa, Energia e Recursos Hídricos . Em Angola encontram-se já mais de 800 trabalhadores cubanos de saúde e mil assistentes educacionais, enquanto em território cubano acima de dois mil jovens angolanos estudantes e cerca de sete mil profissionais são formados.
Declarado pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a 11 de Março, o novo coronavírus, surgido na China, em Dezembro, rapidamente se espalhou pelos diversos continentes, infectando mais de 1,6 milhões de pessoas, das quais perto de cem mil perdeu a vida.
Nessa luta, vários países viram-se forçados a pedir ajuda internacional e, nessa emergência, Cuba destaca-se, com 16 brigadas, a última das quais escalou Barbados, a 5 de Abril, com uma equipa chefiada por uma médica e integrada por 95 mulheres e cinco homens técnicos de enfermagem.
Esse 15 º contingente “Henry Reev”, que está na batalha contra o novo coronavírus em diferentes países, é a primeira colaboração médica cubana que entra em Barbados.
Cuba tem agora pessoal da “Brigada Henry Reev” na Itália e Principado de Andorra (Europa), Jamaica, Barbados, Venezuela, Nicarágua, Antiqua e Barbuda, Belize, Granada, Dominicana, Haiti, São Vicente e Granadinas, Santa Lúcia, San Cristóbal y Nieves e S u r i n a m e ( A m é r i c a ) e Angola (África). No total, são 593 colaboradores, sendo 179 médicos, 399 enfermeiros e 15 técnicos de saúde.
O Prenvengho-Vir
Para combate interno da pandemia do novo coronavírus, Cuba vai aplicar à população um medicamento homeopático preventivo, o Prenvengho-Vir, como medida profilática para impedir a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19, segundo o Ministério da Saúde Pública (MINSAP) cubano. Segundo o director nacional de Higiene e Epidemiologia do Minsap, Francisco Durán, o produto ajuda a prevenir diferentes condições, como gripe, dengue e infecções virais emergentes, como é precisamente o novo coronavírus.
Trata-se de gotas postas na língua de pessoas sem sintomas nem possíveis causas epidemiológicas de contágio. Cuba está a tratar dos infectados, administrando o “Interferon Alfa 2B”, aplicado pela via nasal. Aos suspeitos e que apresentem sintoma, aos cuidados são adicionados a monitorização activa e obtenção de sinais vitais, agregada a aplicação de Azitromicina, Oseltamivir e Interferon Alfa 2B por via intravenosa.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?