.comment-link {margin-left:.6em;}

2020-05-20

 

Moscow Nights - Anna Netrebko e Dmitri Hvorostovsky

...

Lusa 2017/11/22   

Dmitri Hvorostovsky nasceu na cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria, desenvolveu uma carreira de renome desde a década de 1980, depois de escapar a uma vida nas ruas, enquanto adolescente, e de conseguir ultrapassar um problema com o álcool que podia ter posto fim a um percurso aplaudido pela crítica e pelo público … como recorda o New York Times. Em 1989, venceu a competição internacional de canto lírico, em Cardiff, no Reino Unido, batendo o barítono Bryn Terfel.

Segundo a biografia patente no site oficial, Hvorostovsky foi o primeiro cantor de ópera a realizar um concerto a solo com orquestra e coro na Praça Vermelha, em Moscovo, que foi transmitido em mais de 25 países.

Em Maio de 2017, apresentou-se na Metropolitan Opera Gala, em Nova Iorque, onde surpreendeu o público presente com uma aparição inesperada em palco, para cantar Cortigiani, vil razza dannata, do Rigoletto, de Verdi. … Em Junho, actuaria pela última vez, em Krasnoyarsk, a sua cidade natal. 

O barítono russo Dmitri Hvorostovsky morreu esta quarta-feira, em Londres, onde vivia, depois de ter sido diagnosticado com um tumor cerebral em 2015, que o levou a abandonar os palcos meses antes da morte. Tinha 55 anos. 

Considerado um dos mais relevantes cantores de ópera da sua geração, Hvorostovsky encabeçou peças nas maiores salas do mundo, tendo passado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde cantou repertório de câmara de compositores russos, como os ciclos The Nursery e Songs and Dances of Death, de Modest Mussorgsky.

… O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, classificou o barítono um “tesouro da cultura russa e mundial”.

O crítico britânico Norman Lebrecht, da BBC3, recordou esta quarta-feira o barítono russo, como “o melhor Eugene Onegin da actualidade, o Don Giovanni mais sensual e o dominante Rigoletto”, numa referência às suas interpretações dos protagonistas de Tchaikovsky, Mozart e Verdi.

Anna Netrebko é uma soprano russa bastante conhecida e admirada pela sua voz. Nasceu em Krasnodar, no sudoeste da União Soviética em 18 de setembro de 1971 numa família de origem cossaca de Kuban. Quando ainda era estudante no Conservatório de São Petersburgo, Anna trabalhava como porteira no Teatro Mariinsky, de São Petersburgo.

Mais tarde, ela fez o teste para o Mariinsky Theatre, onde o maestro Valery Gergiev reconheceu-a de seu trabalho anterior no teatro. Em seguida, ele se tornou seu mentor vocal. Sob a orientação de Gergiev, Netrebko fez sua estreia nos palcos de ópera no Mariinsky, aos 22 anos, como Susanna em Le nozze di Figaro. Ela passou a cantar muitos papéis de destaque com a Opera Kirov, incluindo Amina em La sonnambula, Pamina em Die Zauberflöte, Rosina em Il Barbiere di Siviglia, e Lucia em Lucia di Lammermoor. 


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?