2022-01-04
O Homem é único... a matar o seu semelhante
Já repararam?
Não há animal tão perigoso e inimigo do seu semelhante como o bicho homem.Os coelhos atacam até à morte outros coelhos? E as galinhas e os milhafres e as águias? E os cães atacam e matam outros cães? E os lobos, os leões, os elefantes, as baleias, os crocodilos, os escorpiões, as abelhas, as formigas, as minhocas?
Só uma ou outra espécie destes viventes ataca e mata o seu semelhante mas muito raramente. E o homem? Só no século XX esse bicharoco arranjou maneira de atacar e matar mais de 200 milhões de seus semelhantes em sofisticadas guerras que são sempre – excluindo as guerras de libertação ou defesa - actos organizados para roubar. Já não contando os ataques e mortes individuais por isto ou por aquilo.
Todos sabemos que não há animal mais sofisticado que o bicho homem, para o Bem mas talvez nem todos tenham presente que também para o Mal.
"3 de Maio", criado em 1814, por Francisco José de Goya y Lucientes (1746 Fuendetodos/Saragoça - 1828 Bordéus) um dos mais importantes pintores espanhóis.