2010-04-02
A IGREJA E OS ABUSOS SEXUAIS DE MENORES
O Vaticano não tem tido uma posição séria de condenação dos padres e bispos pedófilos.
Não confundo a Igreja com estes casos, apesar dos muitos (casos) em muitos países.
Porém, não entendo a alta hierarquia da Igreja, a começar pelo Papa, que tenta encobrir ou subvalorizar estes actos horrendos.
Sabemos que os "padres e bispos são homens e não anjos" (apesar da discussão em torno do sexo dos anjos) mas não é possível aceitar a tolerância e a fuga às responsabilidades mesmo dos condenados, exemplo do padre Frederico Cunha, da Diocese do Funchal (1993) que não pagou a indemnização à familia da vítima nem a Igreja teve a ombridade de assumir a falta de ética do seu sacerdote fugido para o Brasil, Deus lá sabe com que ajudas,
Moral da história. A Igreja não cumpre os mínimos que prega.
Não confundo a Igreja com estes casos, apesar dos muitos (casos) em muitos países.
Porém, não entendo a alta hierarquia da Igreja, a começar pelo Papa, que tenta encobrir ou subvalorizar estes actos horrendos.
Sabemos que os "padres e bispos são homens e não anjos" (apesar da discussão em torno do sexo dos anjos) mas não é possível aceitar a tolerância e a fuga às responsabilidades mesmo dos condenados, exemplo do padre Frederico Cunha, da Diocese do Funchal (1993) que não pagou a indemnização à familia da vítima nem a Igreja teve a ombridade de assumir a falta de ética do seu sacerdote fugido para o Brasil, Deus lá sabe com que ajudas,
Moral da história. A Igreja não cumpre os mínimos que prega.
2010-03-29
[1961] Mau momento para a visita do Papa
O que se vai sabendo sobre pedofilia e abuso sexual de crianças e até de crianças diminuidas física ou mentalmente por alguns padres e alguns bispos (só alguns, percentualmente poucos, mas...) por esse mundo fora, Europa, Américas, Austrália está a dar uma imagem excessiva de horror sobre o clero e a Igreja Católica. Na comunicação social até já se fala do Gulag da Igreja.
Tão chocante é o horror dos abusos sexuais por quem usufruia da tutela espiritual sobre crianças indefesas como o seu sistemático encobrimento pela hierarquia da Igreja.
As iniciativas do Papa e de Roma para condenar esse passado de opróbio tem sido veementes. Mas simultaneamente procuram ainda, na medida do possível, deixar os criminosos entregues apenas à condenação interna e regulamentar. O bom nome da Igreja exige uma atitude mais firme. Sem contemplações com tais crimes e a sua resoluta entrega à Justiça.
Sobre Portugal sabe-se pouco porque tudo continua ainda, ainda... sob segredo, vergonha e medo. Mas Casa Pia, Oficinas de S. José, orfanatos e outras casas piedosas para crianças abandonadas ou sem amparo não deixam de estar sob suspeita.
Etiquetas: Igreja, Papa., Pedofilia



