.comment-link {margin-left:.6em;}

2004-09-29

 

Maioria dos Portugueses é pela Descriminalização do Aborto

Segundo o DN de Hoje (a cujo artigo não se pode aceder aqui por não constar do site DN) "três em cada quatro portugueses" defendem a realização de nova consulta popular, vulgo referendo, para mudar a actual lei do aborto e "quase 60%" são pela sua descriminalização.

Começa a ser temerário para o governo fazer orelhas moucas a esta questão.
Comments:
Movimentos de cidadãos, fora das baias dos partidos, precisam-se para promover questões como esta do aborto.
 
O ambiente social em relação à problemática do aborto está em mudança. Sente-se "o problema" mais maduro. Há que assumir que o que mais nos une é, acima de tudo, a sua descriminalização.

Quando estiver programado o referendo e quanto mais cedo melhor (o governo não pode continuar insensível), os defensores do mesmo Têm de saber mobilizar as mulheres.
Cátia
 
Pensará a Cátia que o aborto é apenas uma questão feminina? Fiquei com essa dúvida face ao apelo de mobilização orientada a quando do referendo.

Ana Fonseca
 
A questão do aborto é de elevado melindre e atinge a mulher como mulher. É ela em última análise quem tem de decidir. Uma boa relação com o companheiro, com o qual possa partilhar a decisão, tanto melhor. Menos só se sentirá. Não pretendi orientar nada, mas o voto massivo da mulher é determinante.
Cátia
 
Coloca-se a questão de nos decidirmos se queremos ser governados por sondagens. São tão voláteis...

Tenho medo da democracia directa e não representativa.

André (http://observador.weblog.com.pt)
 
Movimentos de cidadania, por causas específicas, não pode ser confundido com democracia directa.Ter medo de lobbies que funcionam de forma muito escusa, sim. E se os partidos forem dinâmicos e bem entrosados não há qq perigo.`´E preciso dar voz aos cidadãos.
Ana Esteves
 
Também estou de acordo que o ambiente social em relação à problemática do aborto está em mudança, e em mudança num sentido positivo, mais progressista. E é neste campo da consciência social que este tipo de batalhas tem de ser ganho, para que a legislação sobre a matéria não fique dependente das maiorias temporárias de Governo. É, por isso, importante que se avance com o movimento pró-referendo e que a causa da despenalização seja vencedora nesse processo..
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?