.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-05-12

 

Despacho de 3 Ministros de Santana dá aso a Alegadas Práticas de Corrupção e Tráfico de Influências

A 4 dias das últimas eleições legislativas, Costa Neves - Ministro da Agricultura, Nobre Guedes - Ministro do Ambiente e Telmo Correia - Ministro do Turismo assinam um despacho conjunto autorizando um megaempreendorismo turístico a uma empresa do Grupo Espírito Santo, na herdade Vargem Fresca em Benavente atribuindo a esse megaprojecto a "imprescindível utilidade pública do projecto". Sem isso não podia haver corte de sobreiros.

Para além das alegadas práticas de corrupção e tráfico de influências de que é suspeita a aprovação deste projecto e de que já há 5 arguidos neste momento (3 quadros do Grupo, Nobre Guedes e Abel Pinheiro), especialistas entendem que este projecto é ainda inscontitucional por desrespeito com a lei de impacte ambiental.

Como caricatura direi que se trata de um projecto com muitas barbas, que se arrasta desde o último governo de Cavaco Silva. E também tem-se observado neste projecto um jogo do gato e do rato porque têm sido os governos PSD a tentar fazê -lo avançar e os do PS a impedi-lo, por razões bem visíveis.

Mas deixemos o que tudo isto tem de caricato e vamos à situação presente. Três Ministros assinam e só um é arguido? Já percebi que Telmo Correia se refugia na imunidade parlamentar e até se dá ao luxo de dizer se soubesse o que sabe hoje que não assinaria o despacho (desculpa de mau pagador). Mas Costa Neves porque não é arguido? Certamente só pode não o ser por engano. Ou então porque aquele seu Ministério era de uma eficiência sem exemplo. Vejamos o caso. Um dia antes da publicação do despacho em Diário da República entra na Direcção Geral dos Recursos Florestais (DGRF) o pedido de corte dos sobreiros pela empresa do GES. Num dia apenas o pedido é aprovado pelo Director da circunscrição florestal respectiva e um dia depois é comunicada à empresa a decisão positiva de arranque. Estão a ver, como tudo estava oleado? Prémio de eficiência, Costa Neves não está arguido. Ou será por ser do PSD e os outros CDS?

Mas a ver vamos. Haja confiança

Comments:
Luis Lavoura

Agradeço a clarificação do cerne do projecto.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?