2005-09-22
Que produtividade Pode Ter Este País?
Ontem até, se não fosse a "reaparição de Fátima", a Felgueiras de Felgueiras, e a oposição pouco estar interessada ou vocacionada para o assunto, talvez tivesse sido o dia ideal para no Parlamento, os partidos dizerem o que acham desta matéria que toda a gente considera relevante, mas sem dizerem como, a não ser que a Administração Pública está na origem de todos os males deste País. Terá certamente algum, mas não é a Administração Pública em si, o conjunto das pessoas que aí trabalham os grandes culpados da baixa de produtividade no que ao Estado se refere. Acho que o ambiente de irresponsabilidade e de desinteresse que se foi criando decorre de "duas coisas" muito determinantes. Da má gestão da AP, proveniente de falta de objectivos e da não diferenciação do mérito das pessoas. E nada disto depende dos trabalhadores individualmente. Depende dos políticos deste país, dos actuais e dos anteriores. É um problema por demais arrastado.
Não será nas incapacidades dos gestores e empresários?
Dito isto, se a produtividade deste sector é baixa, isso reflecte-se directamente e muito no sector privado.
Mas o maior problema da produtividade em Portugal não é da AP, nem do sector privado, mas da mentalidade e qualidade dos nossos gestores... É aí que reside o verdadeiro problema.
A razão do atraso de Portugal, não são os trabalhadores.
São os Sindicatos e os Empresários.Os 2 moldam o Estado aos seus interesses.
Não é por acaso que estão sempre a ameaçá-lo e a chupá-lo. A chupar a massa dos trabalhadores, e assim isto está no que está.
<< Home