.comment-link {margin-left:.6em;}

2005-11-10

 

Eurominas terreno minado (2)

O Grupo Parlamentar do PS viabilizou e bem a proposta do PSD para se criar uma comissão de inquérito parlamentar que investigue o caso Eurominas, suscitado pela investigação do Público. Esta investigação põe em causa o bom nome de ex-governantes de Guterres, José Lamego, Vitalino Canas, António Vitorino, Narciso Miranda e José Junqueiro que acusa de, no governo e fora dele, terem favorecido com 12 milhões de euros (dos contribuintes) os donos da Eurominas num pleito judicial de que o Estado desistiu supostamente sem razão bastante.
O PS podia facilmente refugiar-se no acordo entre os grupos parlamentares de não ressuscitar as comissões de inquérito antes da revisão do seu modo de actuar porque no passado caíram num mero exercício de luta partidária e grande ineficácia de aclaramento político e ético.
Mas neste caso, apesar daquela má tradição, a recusa seria muito mal entendida.
As investigação jornalistícas em casos deste género, se bem fundamentadas, dão um inestimável contributo à justiça e à transparência da governação. Se mal fundamentadas ou políticamente preconcebidas podem causar um mal indelével à reputação e ao futuro dos acusados.
É imperioso que o caso Eurominas seja totalmente esclarecido porque mais do que a honra dos visados (e não é pouco) está em causa a defesa do interesse público e honorabilidade do Estado e da classe política.
Notícia na TSF disponível [aqui] e post anterior sobre este assunto [aqui]
Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Deitei o spam no lixo
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?