.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-03-15

 

A mexer com a saúde...

Será Correia de Campos um ministro com visão?

Que está a mexer com tudo quanto respeita à saúde parece não haver dúvidas... E já "comprou" e bem umas tantas guerras. Quem não se lembra da da associação das farmácias ?!

Mas para uns, Correia de Campos age determinado fundamentalmente pelo objectivo: redução do défice. Para outros, o objectivo é o de aumentar a qualidade da saúde a prestar em Portugal.

Correia de Campos é um dos vários ministros muito determinado deste governo e sabe aonde quer chegar.

Não é incompatível avançar, ligando os dois objectivos: melhor saúde e lançamento de um caminho para um modelo de financiamento equilibrado do SNS.

O que existe é insustentável: gastos incontroláveis que não aproveitam a ninguém (em alguns casos, a uns quantos) e péssima prestação de muitos dos serviços de saúde.

É o caso das 9 maternidades que vão fechar até ao final deste ano.

E vão fechar porquê?

Dois tipos de razão:

Estes fechos não são aplaudidos pelos autarcas respectivos. Não o podiam ser. Mas o interesse do país e da segurança está acima até porque desse fecho não resulta qualquer problema para os utentes porque existem alternativas e de melhores condições.

Resta apenas uma questão: o de assegurar e planear o funcionamento dos meios adequados de transporte.

A sociedade portuguesa com esta dinâmica fica já a aguardar por novas "mexidas" na sáude, desde que guiadas por melhor prestação de saúde e redução de gastos.


Comments:
Quanto à Saúde, porque não faz o Governo, e a oposição, um discurso pedagógico e um combate sério aos incumprimentos e aos abusos?
Porque se cala e fecha, corporativamente, a Ordem dos Médicos?
Porque é que em Espanha os abusos são menores, porque não consentidos, inclusive pelos médicos ?
Em Espanha, os médicos não têm as vinhetas à mão de semear, têm um cartão que tem que ser validado em equipamento próprio e não passam receitas pr’o cão, pr’ó gato e pr’ó que for preciso. Em Espanha, não há taxas moderadoras e os reformados não pagam medicamentos!
Aqui os médicos dizem à boca pequena que ao Domingo há mais gente nas urgências para pedir "o papel" para faltar à segunda-feira. A Ordem só sabe falar alto para defender os seus interesses e o direito dos seus membros à objecção de consciência perante o aborto?

E pensar que muitas urgências se devem ao "papel" (fantástico o sketch do Ricardo Araújo Pereira) !

Exemplo de situação: Uma criança está na creche/infantário. Surge uma pontinha de febre e logo telefonam à mãe ou pai, clamando para irem buscar a criança e que não pode ali voltar sem declaração médica.
Aqui começa a saga para conseguir uma consulta de urgência/receita/"papel" para a falta ao trabalho de um dos progenitores, "papel" para dai a X dias a criança poder voltar à creche/infantário.
Resumo da urgência: PAPEL.

Pergunto:
1- O Plano Tecnológico não tem aqui uma palavra a dizer para não virmos a perder até os actuais indigentes cuidados primários ? (sou utente do centro de saúde (sofrimento) da Buraca. Embora resida em Alfragide, onde não há centro de saúde.

2-. Se NÃO PUDESSE haver tanto incumprimento, não seria possível haver menor carga tributária (IVA, IRS) ?

2- "Isto", esta mensagem, não devia passar, mais claramente, para a opinião pública ?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?