.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-05-27

 

A SIC-Notícias e o "Jornalismo de agência"



Ricardo Costa, Director de Informação da SIC-Notícias

O último “Expresso da Meia Noite” (SIC Notícias, sextas-feiras, 23 horas) foi pouco menos do que uma vergonha. O esquema matricial do programa foi distorcido. A discussão sobre temas relevantes, com convidados especializados nas áreas em debate, foi substituída pela conversa mole com Paulo Teixeira Pinto e Roberto Medina, numa onda claramente promocional do Rock-in-Rio e do Millennium-BCP. Carrilho, por momentos, há-de ter-se sentido vingado. O canal dirigido por Ricardo Costa não poderá, doravante, ser acusado de promiscuidade com as Agências de Informação. Sorridente, ufano, privado e informal, está a tornar-se ele próprio numa delas.


Comments:
De acordo. Tirando a leitura da 1ª página do Expresso, o frete foi mais do que óbvio. Não é só o Ricardo Costa e o Nicolau Santos que perdem decência. Balsemão, que geralmente é poupado nestes assados, tb fica muito mal visto.

Fátima
 
concordo, claro! não é à toa que cada vez mais vou passando pela RTPn (medíocre) e evitando o decadente "Império sic" na Informação... E indo cada vez mais à Net e à Imprensa e menos à televisão em busca de "Informação"...
 
Eu não simpatizo própriamente com a forma como Manuel Maria Carrilho faz as coisas. O debate no prós e contras foi uma tristeza. Mostrou-nos uma pessoa vaidosa com dificuldade em argumentar para além da adjectivação dos outros.

No entanto estou de acordo em muito do que diz quanto ao poder e promiscuídade das agências de comunicação e dos meios de comunicação.

É o eterno problema das corporações que criam negócios marginais. Neste caso os jormalistas que se tornam donos ou sócios das agências, mas também existem nos professores com os negócios das explicações.

Era bom também aqui fazer uma reforma.
 
Há muito tempo que deixei de acreditar na maioria daquilo que se lê nos jornais. Além disso metade dos assuntos importantes raras vezes são notícia (Há uma frase da Mafalda de Quino que diz isto e tem toda a razão).

Os telejornais parecem programas de encher chouriços onde passa de tudo menos as notícias do dia.

José Manuel
 
Essa ideia das tiras da Mafalda é óptima.
Continua super actual.
 
1.Há bastante tempo que faço como Rui Martins.

2.A Mafaldinha é um manancial de lucidez. Já lhe dediquei um post no meu mais que humilde blog.

3.A imagem mediática que Carrilho nos dá não é, de facto, atractiva.
Mas a mim faz-me pensar: de facto não vende pentes a careca, mas, e se ele fosse bom presidente da câmara de Lisboa - esteta, íntegro, etc.?
Será que afinal os políticos têm, mesmo, que vender pentes a carecas para serem eleitos?

Nesse caso, que margem nos resta para clamar e reclamar?
 
A Sic Notícias mete nojo, tirando o 60 minutos, pouco mais interessa nesse canal... O Ricardo Costa mostrou o que é o jornalismo português no prós e contras, são todos uns vendidos (salvo raras excepções)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?