2006-05-27
A SIC-Notícias e o "Jornalismo de agência"
Ricardo Costa, Director de Informação da SIC-Notícias
O último “Expresso da Meia Noite” (SIC Notícias, sextas-feiras, 23 horas) foi pouco menos do que uma vergonha. O esquema matricial do programa foi distorcido. A discussão sobre temas relevantes, com convidados especializados nas áreas em debate, foi substituída pela conversa mole com Paulo Teixeira Pinto e Roberto Medina, numa onda claramente promocional do Rock-in-Rio e do Millennium-BCP. Carrilho, por momentos, há-de ter-se sentido vingado. O canal dirigido por Ricardo Costa não poderá, doravante, ser acusado de promiscuidade com as Agências de Informação. Sorridente, ufano, privado e informal, está a tornar-se ele próprio numa delas.
Fátima
No entanto estou de acordo em muito do que diz quanto ao poder e promiscuídade das agências de comunicação e dos meios de comunicação.
É o eterno problema das corporações que criam negócios marginais. Neste caso os jormalistas que se tornam donos ou sócios das agências, mas também existem nos professores com os negócios das explicações.
Era bom também aqui fazer uma reforma.
Os telejornais parecem programas de encher chouriços onde passa de tudo menos as notícias do dia.
José Manuel
2.A Mafaldinha é um manancial de lucidez. Já lhe dediquei um post no meu mais que humilde blog.
3.A imagem mediática que Carrilho nos dá não é, de facto, atractiva.
Mas a mim faz-me pensar: de facto não vende pentes a careca, mas, e se ele fosse bom presidente da câmara de Lisboa - esteta, íntegro, etc.?
Será que afinal os políticos têm, mesmo, que vender pentes a carecas para serem eleitos?
Nesse caso, que margem nos resta para clamar e reclamar?
<< Home