.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-05-18

 

Tentar perceber a Bolívia (2)

A Bolívia é um país pobre e esquecido que habita os confins do continente Sul- Americano. A população em número quase igual à portuguesa refugiou-se no altiplano a 3.600 metros de altitude entre píncaros dos dois braços da cordilheira dos Andes que sobe aí acima dos 6 mil e 500 metros. A populações indígenas (não gostam de ser chamados de índios. Que isso foi equívoco de europeus) ocupam também a floresta húmida e tropical que desce até à bacia do Amazonas.

Os espanhóis não conseguiram ou não quiseram exterminar toda a população local, aliás, ao que parece, com culturas milenares. Desde a independência, em 80 anos o país foi governado pelos brancos que ainda hoje não ultrapassam os 15% da população. O resultado não é famoso. Desde a independência 200 golpes e contragolpes. Desde 2001 5 presidentes.A Bolívia é o país mais pobre da América do Sul (75% da população abaixo do nível de pobreza), as riquezas nacionais foram vendidas às multinacionais estrangeiras a troco de umas comissões generosas pelos governante que nos últimos 25 anos puseram o país em leilão.

O poder, ou ao menos os poder institucional, foi agora ganho em eleições pelos que ainda há umas dezenas de anos viviam à margem da “civilização” e até nalgumas zonas mais recôndidas sob o jugo da escravidão. Camponeses contam que ainda não há 50 anos, em certas terras como em Vale Verde o comprador de 100 cabeças de gado podia levar 2 ou 3 famílias indígenas - oferta do senhor da terra.

Um indígena na presidência. E indígenas no Governo. Metade deste é constituído por académicos brancos os outros oito são indígenas ou mestiços. Dirigentes de organizações que estão na origem das revoltas que conduziram à actualidade.

A Ministra da Justiça, Casimira Rodrigues, era dirigente do movimento das mulheres empregadas domésticas. ( Empezó a trabajar como empleada doméstica a los 13 años. Sometida a abusos físicos, mentales y sexuales, trabajó dos años sin que le pagaran, como es común en muchos lugares de Latinoamérica. “Había momentos en que se sentía insignificante”.)

É difícil conceber um desfecho diferente da derrota para esta equipa ao leme dos destinos deste país humilhado. (Está nos tribunais o processo contra generais que aceitaram que a embaixada americana, na certeza da vitória de Morales, sonegassem para os EUA os únicos 44 mísseis comprados à China, das forças armadas bolivianas). É difícil conceber um desfecho diferente da derrota não porque tenham, até ao momento, dado más provas mas porque têm contra eles quase tudo. O poder económico interno, boa parte das forças armadas e policiais, a pobreza, a falta de meios humanos e tecnológicos, a inexperiência e a economia globalizada, as multinacionais, Washington.

Reduzir o líder indígena Morales e a sua equipa representativa dos libertos, ao gesto largo e definitivo de “populista” parece-me bem na boca da direita e dos interesses que adivinham ser atingidos. Mas os democratas, os que não desdenham da justiça social e da dignidade dos povos não devem ir na onda sem melhor reflexão. Afinal deveríamos rezar (os que rezam) para que a sorte os acompanhe. Porque necessitam de muita sorte e toda a sabedoria do mundo para levar adiante, em mar tão tormentoso, nau tão frágil.


Comments:
tem razão na análise que faz; mas uma coisa é certa- a América latina está em mudança rápida e mesmo que este governo seja derrubado nada volta a ser como dantes. Boa sorte para a Bolivia
é o que desejo e o pessimismo, mesmo sob a capa do realismo é mau companheiro.
 
______________________________-

Parabéns pelos excelentes postes (este e os anteriores)e o denodo em informar e esclarecer quanto à situação boliviana. Estou de acordo que é difícil.

"Dale tu mano a el indio;
dale que te hará bien.
Y encontraras el camino
como ayer yo lo encontré."

Pronto. Aí tens a quadra da minha prece.
 
Conheço pouco a realidade boliviana e assim sendo,obrigada pelos posts:-) Seja como for, num regime democrático não seria normal que 15% da população governasse a restante e com grandes diferenças de rendimento. Morales e o seu governo poderão ter limitações e defeitos (não há governos perfeitos), mas parece-me bom sinal estarem no governo e começarem a tomar o destino em suas mãos. É já um começo, um bom começo. Sofia
 
"Afinal deveríamos rezar (os que rezam) para que a sorte os acompanhe. Porque necessitam de muita sorte e toda a sabedoria do mundo para levar adiante, em mar tão tormentoso, nau tão frágil." Nem mais, RN!
 
O que se está a passar na América latina é algo semelhante ao que se passou na europa de leste com a queda do muro de Berlim.

A presidência de Lula e a nova postura face ao imperialismo americano (e também europeu) mostraram que havia uma outra forma de estar na vida, mais digna.

A actual situação da Bolívia tem tanto de bonito e utópico como de ingénuo, Mas a palavra ingenuidade sempre rimou com Liberdade.

Hasta la vitoria, sempre !
 
Pedro de Farinha: a mim parece-me que é exactamente o contrário do que se passou na europa do leste depois da queda do muro, o que se passa hoje na Bolívia, na Venezuela, em Cuba e até no Brasil! Lá, foi o triunfo do capitalismo selvagem, a perda de direitos sociais, políticos, económicos e culturais pela enormíssima maioria das populações, particularmente trabalhadores, idosos, jovens e mulheres. Aqui, na América Latina, é a conquista de alavancas económicas que vão certamente criar condições de mais dignidade e justiça social para a enormíssima maioria do povo trabalhador e melhor acesso à educação e à saúde. Vão continuar a ter um presente difícil mas certamente um futuro mais humano.
 
Voltou a Margarida.Já havia saudades de pensamento tão direitinho e linear. DC
 
Eu nunca os abandonei DC. Também tenho andado por aqui. Mas nem sabe a trabalheira que dá ter ideias "direitinhas", só o "lixo" que uma pessoa tem que arredar...
 
Eu nunca os abandonei DC. Também tenho andado por aqui. Mas nem sabe a trabalheira que dá ter ideias "direitinhas", só o "lixo" que uma pessoa tem que arredar...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?