.comment-link {margin-left:.6em;}

2006-09-18

 

Os professores e a Educação

O boletim de execução orçamental de Agosto, apresentado pelo Ministério das Finanças revela que as remunerações certas e permanentes no Estado diminuíram 1,3% face ao período homólogo do ano anterior.
Será este o olhar de medusa que Sucena vê na ministra?
O ministério que mais contribuiu para a poupança do Estado foi o da Educação com 2,4% (75,9 M€) principalmente com a diminuição dos gastos com os professores. Trabalho e Solidariedade gastou menos 1,1%, Saúde menos 1 e a Justiça menos 0,8. O peso do Ministério da Educação no total das despesas com salários no subsector Estado atinge os 58,7% e a diminuição dos gastos salariais na Educação deve-se "à diminuição do número de professores dos ensinos básico e secundário contratados para o ano lectivo 2005/2006".


Assim o Estado, Teixeira dos Santos e Maria de Lurdes Rodrigues "riem-se" com o seu êxito mas alguns milhares de profesores "choram" sem saber que fazer à vida, incluindo aquelas centenas (ou chegará aos milhares?) de professores do ensino superior desempregados - uma classe pária - que tinham um vínculo precário e não têm (inconstitucionalmente) nem direito a subsídio de desemprego.

Nota para os aficcionados: hoje às 22h 30m, na RTP, há Prós e Contras a ministra da Educação, com ela presente.


Comments:
Quem se lixou foi o mexilhão, neste caso os professores.
Os do ensino superior nem têm direito ao subsídio de desemprego!
 
___________________________

É por causa de professoras como a da fotografia que certos mecos nunca mais querem sair da escola. De qualquer modo, para muitos apoiantes do actual Governo, o Ministério da Educação pode tratar uns alunos como filhos e outros como enteadas.
Minha rica Scarlett Johanssen.
(Inteligente como o milho!)

Convenhamos que aquele chiste do "olhar de medusa" foi bem desarrincado. Deselegante seria dizer, por exemplo, "olhar de alforreca". Aí, nem eu estaria de acordo.
Há mínimos!
 
Professoras destas não têm os meus filhos.
Mas o pai tem pena. Muita pena.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?