.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-02-25

 

Correcção de rota ou desentendimento na saúde?

Não percebi esta "mudança de agulha" na saúde, porque não houve explicação.

Havia um plano de encerramento de urgências por esse país fora, se bem entendera, baseado num trabalho de um grupo técnico, muito qualificado e polivalente, tendo como pressupostos uma série de indicadores como a qualidade dos serviços prestados versus qualidade futura dos mesmos, novos serviços a introduzir, requalificação do tipo de urgências, distância da residência dos utentes, número de utentes actuais e racionalidade económica, etc, etc,.

Ontem, face aos protocolos assinados um pouco apressadamente com alguns dos municípios abrangidos e, hoje, com a leitura dos jornais sou levado a pensar que houve uma mudança de estratégia ou de plano ou de agulha ou correcção de rota.

O que me preocupa é o seguinte. O trabalho feito por essa grupo de técnicos, qualificados e polivalentes, que o Ministro se propunha seguir estava incorrecto? Ou não foi bem pensado politicamente? Um Ministro qualquer que ele seja, não tem de seguir tal e qual os relatórios que manda elaborar. Um Ministro não decide por relatórios. caso contrário era tudo muito fácil. Aliás, diz-me a minha experiência, que sobre um mesmo relatório técnico e independente pode haver mais do que uma opção política.

O que me preocupa é nada ser dito e o que fica é que houve uma correcção de rota ou pior um desentendimento entre o Ministro e o PM. E daí todos os cenários serem possíveis: uma cedência às autarquias pura e simples ou um reconhecimento de que a decisão política merecia uma correcção.

Não é negativo corrigir o que se errou, independentenente da oposição aproveitar esse facto para fazer o seu papel. O negativo é que nada se diga.


Comments:
Havia e há...e também tenho pena que não seja devidamente explicado porque é que um parecer técnico já discutido em termos políticos é depois sujeito a pressões locais..
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?