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2007-06-23

 

Fim do ano lectivo


Terminou mais um ano lectivo. Estamos em tempo de balanço.

O meu ponto de vista é o de Pai, membro da Associação de Pais e amigo de vários professores.

Neste ano, no 1º ciclo assistiu-se à implementação efectiva no terreno de actividades extra curriculares entre as 15:30 e 17:30.
A ideia é boa mas funcionou ainda muito mal. O modelo criado foi baseado na criação de empresas que prestariam serviços às escolas. O que aconteceu é que a verba disponibilizada de tão curta que é aposta na criação de empresas que não têm outra hipótese que não seja a aposta em baixos ordenados (estamos a falar inferiores ao ordenado mínimo nacional) e uma enorme precariedade. Pior ainda foi que os pagamentos nunca foram feitos a horas o que veio adicionar um enorme custo financeiro a um negócio que já por si é mau. Como é óbvio as empresas não existem para perder dinheiro e isso leva-me a crer que este modelo não é sustentável.
Eu diria que ou a verba aumenta ou se muda o modelo apostando em parcerias com as agremiações culturais e desportivas cujo fim não é o lucro mas sim a promoção das actividades.
Já é altura de achar que apenas as IPSS (dominadas em larga maioria pela igreja) ou empresas privadas são os parceiros naturais para este tipo actividade.

No 2º e 3º ciclo as aulas de substituição pareceram-me começar a estabilizar e a funcionar bem (sem aqueles exageros de alguns professores que propositadamente colocavam os meninos a jogar sudoku).

Quanto à presença dos professores na escola, assistiu-se à criação de clubes de mau estar. Os meios não chegaram (salas, computadores, impressoras) e os professores têm de se manter na escola para depois quando chegam a casa poderem finalmente trabalhar com os meios por si adquiridos. Trata-se de uma enorme injustiça em que se está a prejudicar e desmotivar aqueles que já se dedicavam e apenas a obrigar a ficar na escola aqueles que nada faziam.

Para além disso a Ministra não mostra a mesma mão de ferro para com aqueles que junto a ela falham : Directores Regionais ; "professores" do ministério ; Responsáveis pelos exames.

Já aqui o disse e volto a dizer: não basta governar por decreto. É preciso também mostrar trabalho. Quem governa tem que se mais positivo depois da enorme energia negativa lançada sobre os profissionais, caso contrário estamos em presença de uma espécie de Sá Fernandes que sabe dizer mal dos outros mas nunca mostrou ser capaz de algo construir.
Sendo de uma escola como o ISCTE a Ministra poderia ir aprender qualquer coisinha sobre técnicas de motivação e liderança.
Comments:
Ok! O meu ponto de vista também é o de pai, membro mde associação de pais, etc.

O cenário descrito aplica-se que nem uma luva a Lisboa e alguns outros sitios. Muitos, por esse pais fora. Quase sempre naqueles em que a coisa foi entendida como mais uma oportunidade de lucro.

O diagnóstico está correcto. A confusão e o oprtunismo instalou-se. Mas ao mesmo tempo também existem exemplos em que as vontades conjugadas de autarquias, agrupamentos de escolas e associações de pais permitiram oferecer soluções de qualidade que só não o foram mais devido a limitações orçamentais mas também de recursos nas escola. Sendo que o mais gritante será de espaço nas escolas.

Se o Governo quiser ser sério nesta proposta terá forçosamente de engordar o orçamento mas sobretudo melhorar as condições de funcionamento nas escolas - que não são só para os "prolongamentos".
 
Gostei imenso do retrato da ministra, o sentido de humor começa a falhar-nos!Nos testes de aferição,e no que dizia respeito à competência compreensiva de um texto escrito eram admitidos erros ortográficos,já a competência escrita,ela própria, era objecto de uma outra ponderação,aí sim, contavam -se os erros. Andei dias e dias a rir -me com tal critério que desculpei de imediato,dada a elevação científica e pedagógica de quem rodeia a ministra. Jurei qe era um princípio, mas ninguém me quis ouvir,tratava-se de separar para compreender melhor! Os resultados poderiam ser maus, como muitos jornais admitiram,mas a ministra teria possibilidades de vir a ser eleita no próximo mandato, e nesse caso,poderíamos separar os aspectos da sua política liberal dos seguidos pelo anterior ministério! Então já os meninos sabiam escrever, as duas competências apareceriam unidas! E a ministra que mal fala por não se aguentar na sintaxe da língua, tal como a sua congénere da cultura que tem vindo a fazer progressos a olhos vistos! Temos de valorizar as pessoas,elas andam na política a fazer coisas por nós!E nós a ver! Eu aprecio as duas porque uma é loura e outra é morena, gosto de as ouvir falar porque saboreio o cântico rouco das sereias,já que mais nada é digno de apreço! Um dia destes vou ler o que as ditas senhoras escreveram em português! Quero apreciar o estilo, a eloquência, a verve,a sintaxe,o léxico e as demais competencias,nomeadamente a pragmática da lingua. E já agora senhor Rui Bebiano,não escreva tão à pressa. O diagnóstico, a confusão e o oportunismo instalaram-se, e não "instalou-se",assim não nos entendemos,porque o que está simbolicamente instalado é tudo... Concordará comigo certamente! Fale-se, escreva-se,leia-se bem , a bem da nação, desculpe Nação! Com muita alegria trabalhemos todos! Escreva agora onde quiser as maiúsculas neste comentário! Cordialmente ,anónimo não vá o diabo tecê-las por tão pouco . Parabéns aos blogues,a este e ao seu .
 
O bom humor impera!. Na imagem da ministra como no diagnóstico feito. Mas também com sentido de humor se vai dizendo as verdades.
 
ALGUÈM VIU A MINISTRA? ESTOU PERPLEXO,disseram -me que anda perdida e que a última vez que a viram foi na Costa da Caparica,de fato de banho cor-de-laranja,a apanhar banhos de iodo! Mas ninguém sabe mais do que isso!
Só uma professora titular acrescentou que ela tinha mudado os aros dos óculos! SERÀ verdade!?
 
PeÇo imensa desculpa,mas alguém me poderá responder a esta pergunta:
O que é isso da PARQUE _ESCOLA?
É uma empreitada? QUEM é o empreiteiro?
 
Tudo está bem com o empreiteiro:a família, a mulher ,os filhos ,a saúde!
Sempre fui uma pessoa bastante preocupada! Sobretudo com o bem estar dos outros!
 
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