.comment-link {margin-left:.6em;}

2007-07-30

 

Ecologia urbana

San Francisco, Califórnia tem vários pontos comuns com Lisboa, ruas íngremes, clima temperado (um pouco mais fresco), a Golden Gate Bridge, os eléctricos e o "Cable Car" que usa a mesma tecnologia que os nossos elevadores da Bica, da Glória e do Lavre.

Os eléctricos apareceram nas cidades no ínicio de século XX, na Europa, Londres, Paris e muitas outras cidades tiveram redes importantes de eléctricos de superfície. Nos anos 60 e 70 a democratização do automóvel quase matou os eléctricos, nessa época tudo o que dificultasse a circulação automóvel era visto como um travão ao progresso. Muitas cidades (Paris, Londres, Coimbra) suprimiram a rede de eléctricos, outras, como Lisboa, reduziram-na drasticamente. San Francisco é, nesse aspecto, uma excepção a rede de eléctricos mantem-se funcional e foi completada com um sistema mais moderno parcialmente subterrâneo.

A poluição e a saturação do trânsito têm feito renascer os eléctricos urbanos, é o caso de Paris onde em Dezembro de 2006 o eléctrico voltou à cidade numa versão mais moderna. Algumas cidades francesas têm mesmo apostado em soluções tecnológicas inovantes: em Nancy com um eléctrico com um sistema de guia óptica e em Bordeaux com um sistema sem catenária (com um carril de transporte de electricidade enterrado).

Parece-me que, com poucas excepções, os municípios demonstraram desde os anos 60 muito pouca capacidade de reflexão a longo prazo.


Comments:
Uma das coisas interessantes nos street car(s) é o facto de serem uma espécie de museu do eléctrico mas a funcionar.

Muitos dos carros foram comprados a outras cidades quando estas decidiram acabar com as suas linhas.

Até compraram aos STCP um exemplar que está actualmente em recuperação.

Lista de street cars
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?