2007-07-30
Ecologia urbana
San Francisco, Califórnia tem vários pontos comuns com Lisboa, ruas íngremes, clima temperado (um pouco mais fresco), a Golden Gate Bridge, os eléctricos e o "Cable Car" que usa a mesma tecnologia que os nossos elevadores da Bica, da Glória e do Lavre.
Os eléctricos apareceram nas cidades no ínicio de século XX, na Europa, Londres, Paris e muitas outras cidades tiveram redes importantes de eléctricos de superfície. Nos anos 60 e 70 a democratização do automóvel quase matou os eléctricos, nessa época tudo o que dificultasse a circulação automóvel era visto como um travão ao progresso. Muitas cidades (Paris, Londres, Coimbra) suprimiram a rede de eléctricos, outras, como Lisboa, reduziram-na drasticamente. San Francisco é, nesse aspecto, uma excepção a rede de eléctricos mantem-se funcional e foi completada com um sistema mais moderno parcialmente subterrâneo.
A poluição e a saturação do trânsito têm feito renascer os eléctricos urbanos, é o caso de Paris onde em Dezembro de 2006 o eléctrico voltou à cidade numa versão mais moderna. Algumas cidades francesas têm mesmo apostado em soluções tecnológicas inovantes: em Nancy com um eléctrico com um sistema de guia óptica e em Bordeaux com um sistema sem catenária (com um carril de transporte de electricidade enterrado).
Parece-me que, com poucas excepções, os municípios demonstraram desde os anos 60 muito pouca capacidade de reflexão a longo prazo.
Os eléctricos apareceram nas cidades no ínicio de século XX, na Europa, Londres, Paris e muitas outras cidades tiveram redes importantes de eléctricos de superfície. Nos anos 60 e 70 a democratização do automóvel quase matou os eléctricos, nessa época tudo o que dificultasse a circulação automóvel era visto como um travão ao progresso. Muitas cidades (Paris, Londres, Coimbra) suprimiram a rede de eléctricos, outras, como Lisboa, reduziram-na drasticamente. San Francisco é, nesse aspecto, uma excepção a rede de eléctricos mantem-se funcional e foi completada com um sistema mais moderno parcialmente subterrâneo.
A poluição e a saturação do trânsito têm feito renascer os eléctricos urbanos, é o caso de Paris onde em Dezembro de 2006 o eléctrico voltou à cidade numa versão mais moderna. Algumas cidades francesas têm mesmo apostado em soluções tecnológicas inovantes: em Nancy com um eléctrico com um sistema de guia óptica e em Bordeaux com um sistema sem catenária (com um carril de transporte de electricidade enterrado).
Parece-me que, com poucas excepções, os municípios demonstraram desde os anos 60 muito pouca capacidade de reflexão a longo prazo.
Comments:
<< Home
Uma das coisas interessantes nos street car(s) é o facto de serem uma espécie de museu do eléctrico mas a funcionar.
Muitos dos carros foram comprados a outras cidades quando estas decidiram acabar com as suas linhas.
Até compraram aos STCP um exemplar que está actualmente em recuperação.
Lista de street cars
Enviar um comentário
Muitos dos carros foram comprados a outras cidades quando estas decidiram acabar com as suas linhas.
Até compraram aos STCP um exemplar que está actualmente em recuperação.
Lista de street cars
<< Home