2007-12-12
Descompassados (6)
"PJ sem provas/para prender suspeitos/de crimes da noite."
Mas o desejo, a confiança e a convicção teriam levantado arraiais da manchete do DN. O que é bom para o jornalismo nem sempre é melhor para a emoção. Pior que isto é, sem dúvida, o título da secção económica nas interiores,
"Transportes públicos sobem 3,9% em 2008".
Para uma taxa de inflação prevista de 2,1%, a balizar severamente os aumentos salariais, parece não haver apelo nem agravo. E todavia, fosse outra a mão titular, e a fórmula poderia ter sido:
"Ainda a subida do custo de vida/ Transportes públicos sobem já 3,9% em 2008".
Aqui chegados, os tituladores vacilaram. Confiança, convicção e desejo, desapareceram por completo. As emoções renderam-se diante de notícias sem esperança. O jornalismo das interiores tornou-se mais contido, sóbrio e austero. Euforia por fora, depressão por dentro. Neste caso, contrariamente ao que sucedeu no exemplo da manchete, há provas e culpados, mas ninguém parece correr o risco de ser preso. Dar, com uma mão, 2,1% de aumento, e tirar, com a outra, 3,9% no preço dos títulos dos transportes públicos, apresenta-se como se de uma banalidade se tratasse. Não resisto à tentação de perguntar:
- mas a que título?
o Referendo...
<< Home