.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-01-22

 

O Ministro da Saúde...

...foi hoje ao Jornal das 9, da SIC Notícias. Correia de Campos, sempre que fala, talvez melhor dito, sempre que nas entrevistas o deixam falar (e Crespo só a custo o foi permitindo) é convincente. Como é convincente a reforma da Saúde que vai levando a cabo contra todas as demagogias partidárias e eleitoralismos locais e contra as agendas ou ilusões de alguns dos seus correligionários como Manuel Alegre ou contra o irrealismo de António Arnault "pai" do SNS que parece não entender que a actual situação não pode ser gerida como a do seu tempo, ou contra o natural alarme das populações de alguns concelhos, em geral alavancadas por interesseiras manipulações, ou contra a resistência de parte da corporação médica ciosa dos seus poderes e ausência de controlo.
Não digo que tudo esteja bem ou que estando em princípio bem, seja bem executado mas com os meios humanos e financeiros que o país tem parece-me que Correia de Campos vai ser lembrado daqui a alguns anos pelo ministro da Saúde que levou a cabo contra ventos e marés a indispensável reforma do SNS oferecendo melhores condições de saúde aos Portugueses e salvando aquele.

Comments:
Quem apoia as pseudo-reformas de Correia de Campos tem um denominador comum. Habitam todos a 15 m dos grandes hospitais centrais (Lisboa, Coimbra ou Porto). Habitassem em Serpa, Miranda do Douro ou na Covilhã e provavelmente veriam o assunto doutra maneira.

Os argumentos de Correia de Campos vistos mais de perto tornam-se contraditórios. Se os serviços (como as maternidades p. ex.) encerraram porque não atingia um nº minimo de utentes que mantivesse uma equipa pemanentemente preparada para o efeito como explica Correia de Campos a abertura de clinicas privadas com essas valencias nas localidades onde foram encerradas? Possivelmente não vão atingir o referido nº minimo de utentes que garanta a qualidade do serviço. Percebe-se que o argumento usado por Correia de Campos é mentiroso, mas vindo deste governo isso já nem espanta.

Melhores condições de saúde aos portugueses? Por favor contem-nos mentiras novas a ver se acreditamos.
 
Pois, Raimundo, até estou em geral de acodo com o que dizes sobre a bondade das reformas de Correia de Campos.
Mas ele é agente (e também talvez vítima) da sobranceria deste governo e tem de fazer as coisas de outro modo. Daniel Sampaio escreveu que se está a prometer binóculos a quem acaba de perder os óculos - é isso mesmo.
 
"Correia de Campos vai ser lembrado daqui a alguns anos pelo ministro da Saúde que levou a cabo contra ventos e marés a indispensável reforma do SNS oferecendo melhores condições de saúde aos Portugueses e salvando aquele."

Posso duvidar?
As minhas desculpas...
 
Não tenho suficientes conhecimentos para poder estar completamente de acordo ou completamente em desacordo.
O comportamento arrogante, a má explicação das medidas,o "fecha, não fecha" a que já assistimos em alguns locais, levam-me a duvidar desta extraordinária afirmação do Raimundo.
 
Raimundo,

Pois eu concordo consigo e não sou, nem vivo na capital. Sofia:-)
 
Olá! Obrigado a todos pela colaboração. Isto estava a ficar desolador. Nem uma palavra!!
É evidente que a política de comunicação é fraca, mas que diriam se o ministro gastasse 1 Milhão numa boa campanha de informação? Que o diálogo é insuficiente parece evidente. Mas há que ter em conta que o que vemos do diálogo é o que os media nos oferecem. E a agenda dos media é dar-nos o melhor retrato da realidade? A agenda dos media é vender e o que melhor se vende e o que melhor se vende são as zaragatas, a criança que morre, a falta de meios dos hospitais, a morte de idosos desamparados nos corredores dos hospitais. O Zé Povinho nas proximidades de algumas urgências fechadas (de maternidades já não se fala e até apareceram notícias de satisfação com a mudança) está assustado (o que é natural)com o afastamento da urgência sem saber se melhorou ou piorou a capacidade de verdadeiro socorro. O que se vê é o autarca açular as massas na procura de popularidade. O que se vê é as oposições nos seus jogos habituais (o PS não faria menos, claro)a gritarem de forma pouco convincente. Mas a precaridade do nosso serviço nacional de saúde, o enorme atraso relativamente à Europa isso é o resultado da reorganização ou é consequência da insuficiente rede de serviços de saúde que sempre tivemos? A culpa é da racionalização ou da falta de médicos que o loby dos médicos impôs ao país durante décadas com a exigência de médias de 18 valores para se ter direito a estudar medicina? A saúde estava pior há 15 anos, 10 ou 5 anos atrás e está melhor agora. Apesar do crescimento constante da longevidade e consequente necessidade de melhores cuidados de saúde, apesar de novas e legítimas maiores exigências de cuidados. Só a título de exemplo, o ministro disse (cito de memória) que a reorganização já deu médico de família a mais de 150 mil pessoas, e criou 190 lugares de cuidados continuados a quem não tem para onde ir à saída do hospital e é apenas o início do que está planificado e tem sido cumprido.
É claro que é mais simples dizer que o ministro (todos os ministros) são uns mentirosos. Por princípio e definição. Definição que define mais o julgador que o julgado.
 
Este Raimundo sempre me pareceu tê-los no sítio. Com ou sem razão.
Luísa
 
Parece-me que há gentes que vão passar o resto da vida a queixar-se dos media. No PCP, porque a mensagem não passava e havia um cerco (dos maus) a falsificar e/ou silenciar as suas excelentes posições e reflexões originais; depois, no PS, cujo governo é agora mal tratado pela divulgação de imagens que não reflectem a acção meritória dos ministros a inaugurar, a encenar e a discursar.

"A saúde estava pior há 15 anos, 10 ou 5 anos atrás e está melhor agora."

Propaganda.

Os números que os gabinetes oferecem aos activistas bem intencionados do PS, estão desfazados do que se passa no terreno.

A televisão vai mais depressa.

Console-se o autor do poste com mezinhas ideológicas.

Quem necessita realmente de cuidados médicos, tem de ir um pouco mais além. E aquilo que encontra quando lá chega é mais parecido com o que mostram na televisão.

Diabolizar os media não resolve o problema.
 
A saúde estava pior há 50 anos. Grande novidade. Porque é que faltam médicos de família aqui no Seixal? A saúde está a piorar outra vez. Dizer o contrário não ajuda a melhorar a barafunda em que os centros de saúde e os hospitais se estão a tornar.

José Balsinha
 
mais uma para dizer que acredito que quando Correia de Campos sair, pelo menos terá iniciado um caminho para que as coisas se processem com mais profissionalismo. e com tudo menos eleitoralismos.

isto se sobreviver à campanha "todos os dias morre alguém".
 
ou "um morto por dia dá saude e alegria".
a qualquer estação de televisão, claro.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?