.comment-link {margin-left:.6em;}

2008-04-05

 

234 cirurgias em seis dias

O Hospital do Barreiro contratou um oftalmologista, de seu nome José António Lillo Bravo, que, em seis dias, actualizou a lista de espera neste tipo de cirurgias.

Este médico já operou em Elvas, onde fez 1500 operações e, segundo li, por processos bem mais modernos que os usados por cá. Bem, não quero ir por este caminho, porque iria mal, porque não estou habilitado.

No hospital do Barreiro há sete especialistas que, durante o ano de 2007, realizaram apenas um total de 359 operações, ou seja 50 operações por médico e por ano quando Lillo Baravo em apenas 6 dias fez 234.

É obra e coloca a questão de não se perceber porque razão as listas de espera são tão avantajadas, com os graves prejuízos para os doentes, quando há soluções como esta ou ainda as idas a Cuba com a mesma finalidade que a CMde Vila Real de Santo António anda a promover.

Uma segunda questão, este médico espanhol facturou 900 euros por operação, quando em Portugal o custo em clínica parece ser de 2000 euros. Médico espanhol fez 234 cirurgias em seis dias

Admitindo que esta informação é correcta, será que dá para entender que Pedro Nunes, bastonário da Ordem diga que "é ridículo pagar a espanhóis"?

Se há esta diferença de custos, cada qual que se interrogue ...

Esta situação merece uma discussão alargada e uma tomada de medidas urgentes. Quem pode condenar o Hospital do Barreiro e o de Elvas e a CMVila Real se estão a contribuir para que a praga das listas de espera seja amenizada? As listas de espera são um escândalo nacional e tudo ou muito por mau desempenho do sistema. É um problema que se arrasta há anos e que tem deitado abaixo os Ministros da Saúde.


Comments:
Já disse antes e algures... Cada época tem os "Pedros Nunes" que merece. :)

Abraço
 
já muita gente disse algures por aí... Cada povo tem os ministros da saúde que merece.
 
Há aí um blog que lhe copiou o post
http://contradois.blogspot.com/2008/04/gente-olha-v-l-e-fica-abismado.html
 
Isto é realmente um escândalo. O SNS devia seguir o exemplo do H. do Barreiro e acabar com o negócio da saúde da medicina privada. Ou são todos coniventes disfarsados?
Li por aí algures que eram pelo menos duas equipas a fazer operações. De outro modo era pouco verosímil tantas operações em tão pouco tempo.
 
Não meu caro Raimundo

Leste bem algumas coisas. Há de facto já algumas equipas a fazer operações. Mas aquele médico espanhol fez aquele número de operações naquele tempo. Em seis dias, fez 4 vezes mais operações que cada especialista de oftalmologia fez num ano.
Não sei se isto é comparável, agora que reina a ineficiência, reina. E que não será dificil reduzir as listas de espera, também não. falta outra organização, mas que não nomeiam mais grupos de trabalho que é em princípio = a mais burocracia para nada resolver.
João Abel de Freitas
 
O Dr. lillo só tem uma equipa. Operó 234 operações de cataratas em 5 dias (dia 10 Março tarde: 24 ; dia 11, 41 ; dia 13 46: dia 17, 41; dia 18, 41 e dia 19, 41)
Técnica: Facoemulsificação Anestesia topica(Só gotas)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?