2008-04-05
234 cirurgias em seis dias
Este médico já operou em Elvas, onde fez 1500 operações e, segundo li, por processos bem mais modernos que os usados por cá. Bem, não quero ir por este caminho, porque iria mal, porque não estou habilitado.
É obra e coloca a questão de não se perceber porque razão as listas de espera são tão avantajadas, com os graves prejuízos para os doentes, quando há soluções como esta ou ainda as idas a Cuba com a mesma finalidade que a CMde Vila Real de Santo António anda a promover.
Admitindo que esta informação é correcta, será que dá para entender que Pedro Nunes, bastonário da Ordem diga que "é ridículo pagar a espanhóis"?
Esta situação merece uma discussão alargada e uma tomada de medidas urgentes. Quem pode condenar o Hospital do Barreiro e o de Elvas e a CMVila Real se estão a contribuir para que a praga das listas de espera seja amenizada? As listas de espera são um escândalo nacional e tudo ou muito por mau desempenho do sistema. É um problema que se arrasta há anos e que tem deitado abaixo os Ministros da Saúde.
http://contradois.blogspot.com/2008/04/gente-olha-v-l-e-fica-abismado.html
Li por aí algures que eram pelo menos duas equipas a fazer operações. De outro modo era pouco verosímil tantas operações em tão pouco tempo.
Leste bem algumas coisas. Há de facto já algumas equipas a fazer operações. Mas aquele médico espanhol fez aquele número de operações naquele tempo. Em seis dias, fez 4 vezes mais operações que cada especialista de oftalmologia fez num ano.
Não sei se isto é comparável, agora que reina a ineficiência, reina. E que não será dificil reduzir as listas de espera, também não. falta outra organização, mas que não nomeiam mais grupos de trabalho que é em princípio = a mais burocracia para nada resolver.
João Abel de Freitas
Técnica: Facoemulsificação Anestesia topica(Só gotas)
<< Home