.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-02-20

 

Greve nas Universidades Francesas

A recente aprovação de um decreto de reforma das Universidades e da investigação cientifica em França tem provocado uma hostilidade dos meios universitários que deu origem a uma série de importantes manifestações. Por enquanto o movimento ainda não usou as formas de protesto mais radicais (ocupações, boicotes, etc) usadas há 2 anos durante o combate ao CPE (contrato primeiro emprego).

Os protestos actuais são dirigidos contra vários aspectos do projecto Pécresse: redução do número de docentes no ensino superior, modificação do método de cálculo das horas de ensino dando aos presidentes da universidade a possibilidade de modelar o número de horas de cada professor, desmantelamento dos concursos para professor do ensino secundário, redução dos créditos para a investigação.

Neste clima de conflito vale a pena ler a carta aberta de Wendelin Werner (prestigioso matemático, medalha Fields) ao presidente Sarkozy, ela mostra bem o total divórcio entre o mundo universitário e o actual poder em França.

Etiquetas:


Comments:
Grande Pedro. Muito bem. Tens de aparecer com mais frequência para não defraudar os visitantes do Puxa.
As declarações de Wendelin Werner são verdadeiramente arrasadoras.
 
Olá Raimundo, a vida está dura para os matemáticos aplicados à finança mas vou fazendo o que posso...

um abraço
Pedro
 
Matemática Aplicada às Finanças onde és mais que mestre dá para perceber os modelos usados pelos Madofs e Ciª para os roubos gigantescos qu eorganizaram. Ainda tens de nos fazer uns breefings
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?