.comment-link {margin-left:.6em;}

2009-05-02

 

Insultos a Vital Moreira - Extractos do Público

Vital Moreira foi insultado e as palavras de ordem acabaram esquecidas
02.05.2009, Paulo Moura

Em Lisboa, a atmosfera parecia ontem calma. Mas uma raiva latente sentia-se à superfície. O candidato do PS às eleições europeias tornou-se o seu alvo

Vital Moreira, cabeça de lista do PS às eleições europeias, desce a avenida, no sentido contrário ao da manifestação do Primeiro de Maio. Acabou de cumprimentar os dirigentes da CGTP e dirige-se ao Martim Moniz, acompanhado por Vitor Ramalho e Ana Gomes. Um grupo corre em direcção a ele. "Traidor! Cabrão!", gritam. Outros manifestantes aproximam-se, curiosos, apertando o grupo provocador contra a comitiva socialista. Há encontrões. Ana Gomes é empurrada, água é lançada sobre Vital. "Traíste o povo, filho da p. Avô Cantigas! Traidor! Traidor!" Aperta-se o cerco à volta do candidato, que quer responder aos manifestantes, sempre com um sorriso. Mas Vitor Ramalho puxa-o. "Ele é um provocador, não tinha nada que vir aqui", comenta Jorge, que vem ao Primeiro de Maio como quem vai a Fátima.

Mas uma jovem vem lançada, a correr, aos gritos. Precipita-se sobre o grupo que cerca Vital Moreira. "Parem! Não façam isso! A democracia é de todos!", brada Ana Rosa para os manifestantes que já estão em cima do socialista, numa embriaguez de violência. Todos se voltam, subitamente domados pela veemência da rapariga. Ana Rosa consegue chegar a Vital Moreira. "Quero pedir desculpa."

A pequena multidão aguerrida dissipa-se. Vital Moreira segue o seu caminho e Ana Rosa afasta-se. "É isto que vai abrir os telejornais. Acabámos de perder a manifestação." A profecia cumpriu-se. As palavras de ordem cederam lugar aos protestos contra a "intolerância", o "sectarismo" ou a "instigação do ódio".
........

Etiquetas: ,


Comments:
A grande garra e a lucidez da Ana Maria resolve situação embaraçosa.
Ainda há mulheres de fibra.
Isabel Augusta
 
Quem agrediu? Homens, mal formados. Quem resolveu? Uma mulher e cada vez há mais mulheres desta fibra.
Quem levantou a voz e a discussão neste blogue? Uma mulher.
Tudo dito.
Ana Rita
 
Miguel Portas, igualmente candidato ao PE e antigo militante comunista, também esteve na manifestação e nada lhe aconteceu… Será que esse sectarismo de que fala é só para alguns ex comunistas? Ou não terá sido antes o simples “provocar para vitimizar” por parte do PS? Assim já toda a gente se esquece das crianças do tempo de antena do Magalhães e a campanha cinzenta do Vital Moreira ganha novo fôlego… A reacção do PS também foi baseada no esquecimento! Já não se devem lembrar de como faleceu Sousa Franco nas vésperas das últimas eleições europeias…
 
Afinal, é no próprio "site" oficial do PS que com data de 30/4 está publicada a seguinte informação:

«Partido Socialista comemora Dia do Trabalhador
30-Abr-2009

O Partido Socialista assinala mais um aniversário do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, numa iniciativa onde marcam presença Vital Moreira, Vítor Ramalho, Ana Gomes, Manuela Augusto, Pedro Vaz e responsáveis da CGTP e UGT.

A delegação do Partido Socialista vai estar ao lado da CGTP no Rossio, às 14h30, e da UGT nos Restauradores, às 15h30.»

Face a isto, queiram ou não queiram todos aqueles que dez segundos depois já estavam a levar o PCP ao pelourinho, é uma evidência que há uma qualquer explicação que está a fazer falta.

O que é que a delegação foi fazer ao Martim Moniz se o combinado era o Rossio?
 
Pessoal condeno totalmente aquilo que se passou na manif. de 01-05-2009.
Acho que os encontros aqui e ali são normais é politica campanha.
Agora vos digo não me admira pois pelos meus idos (e sou jovem) 4-6 lembro-me de entrar num café á pressa depois de ter saido á meia hora de um mesmo café, perguntam e bem porquê? porque vinham uns patetas quaisquer tentar agredir quem se manifestava.
Passou-se em 1978-79.

JN
 
Mas igualmente espantoso nesta farsa Marinha Grande II é o facto de entre os protagonistas bloquistas identificados um ser de Coimbra e outra ser assessora parlamentar do Bloco e portanto sobejamente conhecidos da delegação do PS (de Vital e Vítor Ramalho pelo menos) e contudo Vital, Vitalino e Sócrates insistirem na difamação ao PCP! Mesmo sabendo dos factos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?