.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-03-20

 

[1957] Somos todos iraquianos

O spam por vezes traz informação útil é o caso do que me trouxe a informação que se segue. É da PAGAN-Plataforma Anti-guerra Anti NATO. Não sei se os dados estarão exactos mas não se afastam do que tenho lido. É a tragédia da guerra ao Iraque em carne viva. Um crime hediondo e cínico. A civilização Ocidental. 
O Iraque era o único estado laico e "ocidentalizado" da região mas o seu sub-solo do Iraque é um gigantesco poço de petróleo. Os custos da guerra pagam-no os iraquianos em petróleo e sangue e o contribuinte norte-americano. Os lucros vão para os príncipes do dinheiro. É este o nosso, cada vez mais, "mundo livre".

"PAGAN condena a invasão e ocupação do Iraque
No dia 20 de Março, passam sete anos sobre a invasão e ocupação militar do Iraque.
Mais de um milhão de iraquianos mortos; Cerca de três milhões de deslocados (parte no estrangeiro); Quarenta mil (permanecendo actualmente) prisioneiros políticos;
Mais de 4700 baixas militares dos agressores;
Regresso (36 anos depois) da Exxon, Mobil, Shell, Total e BP aos campos petrolíferos, com contratos sem concorrência;
Entrega à Shell do campo petrolífero gigante da Majnoon,
é esse o balanço parcial de um país devastado pela guerra e pela ocupação estrangeira.
As "eleições" de 7 de Março não vieram certamente resolver o problema, uma vez que foram controladas pelos ocupantes e os sectores sociais anti-ocupação não participaram nelas.
A PAGAN condena vigorosamente a continuação deste estado de coisas – de um Iraque ocupado e do sofrimento do seu povo – e manifesta-se disposta à luta contra todas as formas de guerra, ocupação e opressão dos povos."

Etiquetas: ,


Comments:
Nunca entendi a invasão mesmo do ponto de vista dos anglo-americanos. A história da deposição do "tirano" penso que ninguém a levou a sério. Segundo dizia quem lá ia tratava-se do estado mais laicisado da região. Toda a gente entendia tratar-se mera retórica. Um dia falando com um inglês sobre as reais causas disse-me curto e seco - oil-.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?