.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-06-05

 

[1978] Equilibrar os OE é a última coisa que se deve agora fazer


Diz Paul De Grauwe, Prof de economia Internacional na Universidade Católica de Lovaina. É considerado um dos maiores especialistas da União Económica e Monetária europeia.

Extratos da entrevista ao Público de 2010-06-04:

"... Sempre pensei que se não fizermos algo para uma maior unificação política estaremos claramente em apuros. As tensões acumular-se-ão e haverá grandes problemas, que poderão ir até à ruptura da UEM.
......
As curas de austeridade destes países não correm o risco de alimentar uma nova recessão?
Precisamente. A pressão dos mercados e da Alemanha é muito perversa. Estes países estão sob pressão para reduzir a dívida pública demasiado depressa e o resultado é que transferem, de novo, o problema do sector público para o privado, como se fosse uma batata quente. Ou seja: a explosão da dívida privada foi durante a crise transferida para os governos. Agora, os governos são pressionados pelos mercados a fazer o contrário. Isto é um grande problema que poderá levar a uma recessão em "W" que tornará ainda mais difícil a redução da dívida.
...........
O que é que pensa que os líderes europeus deveriam fazer para sair da crise?
Certamente não o que estão a fazer agora, que é o que a Alemanha quer, ou seja, equilibrar os orçamentos. É uma ideia parva. O que precisam é de fazer alguma coisa em conjunto para eliminar os desequilíbrios da zona euro, e isso significa que a Alemanha terá de assumir também as suas responsabilidades. A Alemanha poderia fazer hoje alguma coisa para estimular a economia. Porque se Portugal, Espanha, Grécia ou Irlanda têm défices na balança de transacções correntes, isso também acontece porque a Alemanha tem excedentes na sua. E não se pode dizer que o primeiro grupo é mau e o segundo bom, porque não é assim que as coisas funcionam. A responsabilidade é dos dois lados. Houve erros em Portugal, mas também houve erros na Alemanha, com esta forma excessiva de construir excedentes nas exportações à custa dos outros. Agora é preciso fazer o contrário, porque senão entramos numa espiral deflacionista. Se Portugal e os outros reduzirem salários e se a Alemanha continuar a fazer o mesmo, teremos um grande problema. Os alemães têm de assumir a sua parte da responsabilidade, mas não querem.
Entrevista completa aqui.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?