.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-07-07

 

PS diz não alinhar na Revisão constitucional...

... Para acabar com o Estado Social.

Para isso, o PSD não precisa de alinhamento. Basta ter o actual ministro das finanças no poder, que o Estado Social, em Portugal, já de si pequenino, vai caminhando para encontrar o seu próprio fim.

Todas estas ideias de plafonar despesas sociais, etc, que deu algum brado nas jornadas parlamentares do PS, vai no sentido de reduzir o Estado Social ao mínimo.

Nem se percebe esta fuga em frente. Agora preconiza-se a antecipação de um ano para fixar em 3% o défice orçamental. Com que objectivo? E não é atingível senão com maiores sacrifícios para quem já os está a sentir e com truques contabilísticos como este de uma empresa de Estado adquirir os prédios do Estado.

É evidente que é preciso avançar no combate ao défice, mas simultâneamente o caminho do desenvolvimento tem de ser descoberto e promovido e ideias não abundam, suportadas por estratégia coerente.

Essa é que é a grande questão deste País e não vejo muito de sustentável no que se preconiza que vá nesse sentido.

É evidente e positivo que se avance com as energias renováveis, mas isso não chega.

Onde está o resto? O turismo, Requalificar o que existe, o mar? Sobre este último, o que se constata é uma grande pobreza de ideias. Talvez lá para o século XXII haja algo de novo.

Etiquetas: , ,


Comments:
Alguma coisa se terá de mudar no Estado Social, pois este a prazo é insustentável. Os gastos com a saúde, educação e segurança social sobem todos os dias, mas a produtividade nacional não. Já reparou na proporção entre pensionistas e trabalhadores activos? É medonho!
 
Carlos Pires, já reparei. Mas a forma como se actua vai sempre no mesmo sentido. Só penaliza os mesmos. Há outras hipóteses de ver e preservar o Estado social desde logo uma política de desenvolvimento e por outro lado uma boa gestão das despesas. Há também que olhar para novas fontes de financiamento. A forma como se financia o pretenso Estado Social pouco tem a ver com o desempenho das empresas.
João Abel de Freitas
 
Sustentabilidade!
A direita clama que o actual Estado Social é insustentável. O PS alinha, pelo menos implicitamente, e credita-se a si próprio o feito de ter reformado a Seg.Social no sentido de garantir a sua "sustentabilidade". Confusão, demagogia e ideologia. A façanha do PS consistiu, e só, na redução do valor das prestações nomeadamente das pensões, alterou as fórmulas de cálculo. Grande feito! Assim, a sustentabilidade será sempre garantida, é só reduzir os respectivos coeficientes (das fórmulas) Quanto a haver meios para garantir o actual nível das funções sociais a pergunta é: a riqueza global diminui? e a % dessa riqueza afecta a essas funções é alterada? O resto (quotizações, taxas, impostos etc) é instrumental.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?