.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-08-13

 

Os incêndios e o impacte na economia portuguesa

Não conheço nenhum estudo bem fundamentado sobre o impacte dos incêndios na economia do País. Um estudo quantificado. Quanto custa ao erário público? Quantos empregos se destroem? Quanto se deixa de exportar? Quanto se tem de importar? Que riqueza perde o país? E quanto cada cidadão atingido e, são muitos, perde e fica mais pobre? Mas deve haver certamente e a ignorância é minha.

Não havendo era bom que alguma Universidade o fizesse e que fossem disponibilizadas verbas com esse fim. Um estudo monitorado.

Mas mesmo sem isso, porque se trata de uma situação repetida cada ano, em que cada ano se perde muita riqueza, alguma pouco mensurável como a de cariz ambiental e, vidas inclusive, não consigo perceber, porque os incêndios só vêm ao de cima no Verão.

Não percebo porque o país, os governos não têm uma aposta credível e consequente para evitar o mais possível esta dimensão.

HÁ planos para as energias renováveis, há planos para tanta coisa e alguns até funcionam, porque razão não um plano global para combater os incêndios? Não se percebe nem compreende!

Dir-me-ão, nas energias renováveis há os grandes grupos e é fácil. E nos incêndios não há grandes grupos? As celuloses não estão interessadas no combate aos incêndios? Normalmente só tem incêndios vindos de fora, porque sabem tratar as suas explorações.

O que francamente acho é que a coordenação entre Ministérios não funciona. E se não funciona tem de ser o PM a impôr necessariamente essa linha de acção.

É difícil mas tem de ser.

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?