.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-08-16

 

Situação do Turismo na Madeira

Uma terra onde o Turismo continua a ser tudo ou quase - em termos de economia -encontra-se, por isso, em situação difícil porque o sector turismo atravessa uma fase crítica. Mas, a interrogação que deixo é se o turismo está a correr na pista certa?

Por agora deixo esta questão para gente mais sábia, embora me pareça em termos de cenários de desenvolvimento que esta discussão é determinante, sob pena de um futuro pouco promissor para a Região.

E o panorama para que apontam os últimos elementos oficiais do Governo Regional, deixa-nos muito inquietos e preocupados.

Em 11 de Agosto, a Direcção Regional de Estatística embora com resultados preliminares, afirma que "as primeiras estimativas da actividade turística da RAM relativas ao mês de Junho de 2010 apontam para um decréscimo de 14,5% nas dormidas em relação ao mês homólogo". No conjunto do País, a quebra registada foi de 2,3%.

Os proveitos totais aproximaram-se de 19,2 milhões de euros. Menos 15,6% que no mês homólogo de 2009.

Se a isto se juntar a quebra muito significativa dos proveitos por quarto não será preciso acrescentar muito mais para que a conclusão seja: a situação é bastante preocupante.

As autoridades responsáveis não podem deixar de dar atenção a este processo que se vem arrastando no tempo.

Etiquetas: ,


Comments:
A dscussão a fazer é fundamental mas "as forças vivas" receiam, mesmo quando se trata de encontrar caminhos que lhes escapam.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?