.comment-link {margin-left:.6em;}

2010-11-15

 

Axel Weber (Pres.Bundesbank) e Angela Merkel (a nossa Chanceler)

A grande crise financeira deu lugar à grande crise económica e agora alastra a grande crise social. Como se comporta a União Europeia? Às ordens do Bundsbank e de Angela Merkel, (por esta ordem), o Banco Central Europeu e a União Europeia comportam-se como grandes predadores que vêem nos países da UE em dificuldade presas fáceis para a rapina e não como membros de uma união política solidária que deveriam ser ajudados.

No plano interno há que arrumar a casa e distribuir melhor os sacrifícios mas é no âmbito da UE que é preciso travar a "mãe de todas as batalhas" porque é aí que o essencial se decide.. É necessário organizar uma frente política dos países em dificuldades. Uma frente dos Governos e dos cidadãos, através das centrais sindicais, dos movimentos cívicos e dos partidos de esquerda. É necessário fazer o contrário do que Cavaco advoga: respeitinho às agências de rating e aos especuladores financeiros.

Até  o Presidente do Conselho Económico e Social, Silva Peneda, que julgo não ser propriamente um "esquerdista" nem dos mais atingidos pela crise, defende que:

«Os países do sul da Europa deviam ter aqui uma estratégia concertada em termos de alguma ofensiva diplomática para que as regras europeias não nos compliquem a vida mas facilitem».
Silva Peneda considerou ainda «estranho» que a «evolução do euro não leve à criação de uma única entidade emitente de dívida pública» a fim de existir «um mesmo rating» para a própria.
«Com certeza que isso podia levar para soluções mais federais, mas era para mim a solução lógica da solução da dívida pública». [link]

Etiquetas: , , ,


Comments:
Meu caro blogger, tudo o que v. diz sobre a atitude pouco ou nada solidária ou até predadora com que uns países lidam com os problemas dos outros é verdade. (Até Portugal se esbraceja repetindo que não é comparável, primeiro à Grécia agora à Irlanda; a Espanha faz o mesmo relativamente aos dois e a Portugal depois será a Itália a demonstrar que está muito longe da Espanha....)Mas, independentemente da teias de relações que sempre impusera os interesses dos mais fortes, os portugueses puseram-se a jeito. Quem os mandou empenharem-se até às orelhas sem cuidarem de criar condições para devolver aos credores? Foram os alemães que fizeram do FSE uma fraude? da formação profissional uma mentira? foram eles que fizeram auto-estradas no deserto (olhe vá à auto-estrada de Guimarães a V.P.de Aguiar verá uma PPP de inspiração criminosa). Meu caro numa aldeia do norte foi no verão inaugurado um parque infantil, qual é a novidade? A aldeia não tem crianças..... E agora é a Merkel a culpada? Só se o for por ter vendido mercedes audis sem ter cuidado da solvabilidade dos compradores..
LG
 
Caro LG esse é o outro lado do problema e essa parte ninguém a resolverá por nós.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?