.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-02-05

 

Breves

1 . A UE de Merkel e Sarkosi

A  Senhora Merkel e o Senhor Sarkosi, sem passar cartão aos restantes membros da UE, decidiram  que as medidas que a UE devia ter tomado há muito tempo serão tomadas daqui a uns meses. Aumento do fundo de apoio aos países em  maiores dificuldadescom a dívida, versatilidade no seu uso, etc. e passos na união económica (coisa que vem com o atraso de anos) com incidênca na área orçamental, fiscal e outras. Mas... mas como se faz na Alemanha. Assim a modos que a partir de agora somos todos ALEMÃES.

2. Mubarak sai, não sai, sai, não sai.
Obama envia recados para que saia já. Parece que a Washington agrada a ideia de que a transição seja dirigida pelo recém nomeado vice-presidente, o general na reserva, Omar Suleiman, chefe dos serviços secretos e mais do que comprometido com o regime.
Não está descartado o perigo de, instalado um regime democrático, as eleições serem ganhas pela Irmandade Muçulmana e que esta a curto termo substitua a democracia por um regime teocrático. Só duas forças estão organizadas. O Exército que tudo tem controlado e os Irmãos Muçulmanos com sedes abertas por todo o país a funcionarem em pleno: as mesquitas! E que contam com o apoio que logicamente terá quem não só alimenta as almas mas tem uma rede de ajuda aos estômagos dos mais carenciados.
No entanto, quem não arrisca não petisca e se os egipcíos estão à espera do meu conselho pois lá vai: arrisque-se pois é a única alternativa.
Esperemos que os sectores democráticos atraiam a parte mais sã do exército para que a democracia vença.

Etiquetas: , , ,


Comments:
Brilhante, caro Raimundo!... o raciocínio, a síntese e a avaliação! Obrigado!
Abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?