.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-02-01

 

Hoje é o dia... para o Egipto

A oposição espera reunir um milhão, hoje no centro do Cairo ... e despedir Mubarak, o ditador que há 30 anos governa o Egipto e cujo partido se atribuiu, na farsa eleitoral para o Parlamento, no fim do ano passado, 90% dos votos.
Obama evita socorrer o ditador apesar de o Egipto de Mubarak ter sido peça fundamental dos EUA no seu apoio a Israel e em toda a sua estratégia para o Médio Oriente, nos últimos 30 anos. Com W Bush seria diferente.
Aguarda-se com grande expectativa o papel do Exército, cujos carros blindados, como se vê na imagem, têm, até aqui, confraternizado com os manifestantes lembrando o nosso 25 de Abril.
Estimulante para o futuro democrático do país é a revolta não ter sido liderada pelos islamitas nem nela terem tido um papel visível apesar de a força e influência no Egipto da Irmandade Muçulmana não ter deixado de ser muito grande e ser um factor a ter em conta no xadrez político do futuro. No entanto, o medo de uma deriva islamita não pode servir de chantagem para evitar ou diminuir a luta contra a tirania.
Portanto, todos à manif ! 

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?