.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-07-21

 

Hoje, dia de Conselho Europeu

Mais uma vez pelas "notícias", algumas de carácter especulativo, que têm vindo a público, o Conselho Europeu de hoje pouco acrescentará de útil à solução da presente crise da Zona Euro.

A maioria das pessoas atentas e interessadas olhou para a criação da zona Euro e da sua moeda única como um projecto com destino traçado, com trajecto a prazo para o federalismo que iria sendo construído de forma progressiva, onde por conseguinte se imponha uma política cambial e monetária partilhada exigente em disciplina mas tendo por contrapartida uma prática de entreajuda entre os seus membros.

Chega a crise. Entreajuda e Solidariedade são palavras que desaparecem do léxico da Zona Euro. E quem explora muito bem esta situação?

O capital financeiro de que as Agências de Rating são os porta vozes.

Evidente, há um problema com os países de economia mais frágeis que todos conhecemos quais são, mas o grande problema é europeu e de natureza política. As decisões estratégicas da UE necessárias para atacar a crise dependem de um entendimento e de decisão política ao nível do Conselho.

E sem uma ruptura de pensamento nada feito. Mais uma desilusão hoje.


Etiquetas: , ,


Comments:
O caminho está traçado. Seremos todos (os que dependem do factor trabalho) mais pobres. O capital financeiro tomou conta do mundo e não há forças. A esquerda e os sindicatos estão de férias ou em estado agonizante.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?