.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-08-29

 

A dívida do Dr. Alberto João Jardim

O Dr. Alberto João Jardim criou uma dívida monstruosa na Madeira - uma monstruosidade que ninguém sabe a quanto monta. Há ordens de grandeza. Mas diferenças de mil milhões é muito para uma Região Autónoma daquela dimensão.

Seis mil milhões é o valor mínimo estimado e com muita prudência.

Até nem se percebe porque razão o Tribunal de Contas nunca estimou o montante da dívida da Madeira com as diferentes componentes e origens, uma vez que do Governo Regional nada se espera sobre isso. Quanto mais nebuloso melhor para os seus desígnios. Transparência é um vocábulo e uma prática que não existe para o Presidente do Governo Regional da Madeira.

Agora, o T. Contas tem a obrigação de elucidar todos os portugueses da situação.

Mas o mais engraçado é que o Dr. Alberto João Jardim vem agora dizer que a esquerda é a culpada. Certamente porque não lhe abriu os bolsos todos do Orçamento de Estado ao longo destes 30 e tal anos.

Abriu-lhe alguns bolsos pois ao longo do tempo foi-lhe perdoando a dívida.

António Guterres foi o mais mãos abertas. No seu mandato com Sousa Franco foi-lhe perdoada grande parte da dívida, cerca de 600 milhões de euros, sendo a dívida actual da Madeira uma acumulação desde Guterres, contra todas as regras que a Lei das Finanças Regionais, então negociadas e aprovadas pelo próprio Governo de Alberto João Jardim, estabeleciam. O Governo inventou todos os estratagemas para tornear as regras das finanças regionais que aprovou. Por exemplo a criação das sociedades de desenvolvimento.

Qual a ética desta acusação à esquerda? E nem sabe que há muitas esquerdas?!

Será que é à esquerda que cabe as culpas com as dívidas da marina da Ponta do Sol só para dar um exemplo paradigmático de erros brutais de investimento público na Madeira?! Diz-se que a marina já ultrapassou os 100 milhões...

É evidente que as esquerdas têm culpa, mesmo muita culpa, mas não com a dívida. Têm culpa porque nunca foram capazes de confrontar o GR com um modelo alternativo de desenvolvimento em nenhum sector e convencer a população da bondade desse modelo.

Mas este governo ou outro que lhe suceda não tem hipótese alguma de pagar a dívida mesmo de forma escalonada. Talvez a 100/200anos!! Alberto João Hipotecou a vida dos madeirenses por longas décadas.

Toda a gente sabe isto, mesmo dentro do Governo, Secretários regionais, quadros técnicos e até amigos de peito de Alberto João já não o poupam. No Funchal hoje já se fala à boca pequena. Pelo menos nas costas de Alberto João admitem que os excessos foram muitos.

Etiquetas: ,


Comments:
Um grande pulha que anda a explorar os portugueses. Dêem-lhe a independência que ele cai de cú. Aí sim a esquerda tem culpa porque acha que Portugal tem de ter a Madeira. Pergunto para quê? Alimentar putas ricas? Quem as fode é que tem de pagar.
 
Não me associo ao tipo de linguagem do comentário anterior, mas aqui não há escutas telefónicas
 
Pequena correcao: nao foi perdoada divida. parte a divida que foi assumida (cerca de 70% dos 600 milhoes de euros) na sequencia do acerto de contas relativo as privatizacoes das varias empresas que foram feitas durante os anos 90! Convem ser correto para depois se poder bater a vontade...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?