.comment-link {margin-left:.6em;}

2011-09-13

 

Cada madeirense "deve" cerca de 30 mil euros

É uma forma de dizer cada madeirense "deve" ou cada português "deve" pois, na realidade, embora vamos ter todos que contribuir para o saneamento das finanças públicas, não foi nenhum madeirense nem nenhum português que pediu emprestado, nem geriu mal as finanças e a economia. As culpas são claras e devem ser atribuídas responsabilidades a quem assim agiu e defraudou as expectativas dos contribuintes.

Mas, segundo o jornal Público de hoje, cada madeirense "deve" 30 mil euros, o dobro da média de todo o país.

Este valor parte da base de que a dívida pública da Madeira é de 8 mil milhões de euros. Mas há partidos como o CDS em que a fasquia é colocada mais elevada, pois aponta para 8,4 mil milhões.

É importante dizer que esta dívida foi acumulada em menos de 10 anos, pois com o governo de Guterres houve sucessivos perdões da dívida ou de partes de dívida como o passivo da saúde e outros.

É bom que apareçam estas aproximações à quantificação da dívida da Madeira, pois diz-se e o Ministro das Finanças confirmou que está a decorrer uma auditoria exactamente para, entre outras coisas, apurar o montante da dívida.

Mas como há eleições em 9 de Outubro pode haver a tentação de dar uma ajudazinha ao Dr. Alberto João Jardim, não pondo a nú o tamanho descalabro da sua gestão, que não tem qualquer justificação técnica nem política.

Essa ajudinha pode constar da apresentação de resultados parcelares da dívida, por exemplo só a dívida directa ou outra forma. Há muitas formas de encobrir a realidade.

Não tenho dúvidas de que a dívida é muito elevada.

Admitamos só por um instante que o montante da dívida apresentado pelas Finanças se faz de forma consolidada.

Como se apresentariam publicamente quer o Dr: Alberto João quer o dr Ventura Garcês que têm dito e redito que a dívida da madeira não chega a um orçamento regional (1,5 mil milhões de euros)?

Confrontar menos de 1,5 mil milhões de euros com 8 mil milhões como diz o PS ou com 8,4 como diz o CDS nem as piruetas maiores deste mundo esconderiam tão colossal descalabro.

É importante que os resultados sejam conhecidos bastante antes do acto eleitoral para que a população votante tenha consciência da realidade. Melhor seria que fossem conhecidas as receitas de ataque a este descalabro.

Esperam-nos medidas muito duras a somar às que já estão no terreno.

Etiquetas: ,


Comments:
É tudo muito bonito. A autonomia é a grande conquista. Mas com irresponsáveis do calibre de Jardim passa tudo a muito negro.
Jardim pela péssima gestão que tem feito dos dinheiros públicos da Madeira devia estar numa cadeia de alta segurança. Ele a sua pandilha.
 
Jardim preso? E muitos mais.
Mas isso nunca acontecerá. Se ladrões encartados, profissionais do golpe na Banca, estão cá fora ou viver bem em outras ilhas.
Este povo é burro. Gosta de sofrer.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?